
Vídeo
Durante as aulas de matemática e educação financeira da E.E. Básica Padre João Kominek, no município de Santa Terezinha, os alunos do novo ensino médio estão mergulhando no estudo dos tributos. Os temas abordados vão desde a legislação até a obrigatoriedade do pagamento, passando pela fórmula e base de cálculo. No dia 6 de junho, os tributos municipais ganharam destaque especial durante as atividades preparatórias para um projeto da feira de matemática, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto. Para enriquecer o aprendizado, a escola recebeu o Fiscal de Tributos Luiz Carlos Teczak, que fez uma apresentação sobre a legislação que rege os tributos, com foco especial no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Durante a apresentação, o foco principal foi entender como o município determina o valor a ser cobrado desse imposto. Foi explicado que, para um imóvel ser tributado, é necessário que ele atenda a pelo menos duas exigências mínimas. A partir daí, são considerados fatores como localização, tamanho, profundidade e, no caso de edificações, ano de construção, tamanho, tipo e acabamento. Essas informações são utilizadas para calcular o valor venal do imóvel, sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Para imóveis edificados, a alíquota é de 0,5%, enquanto para os não edificados, a alíquota é de 1%.
Essa oportunidade de aprendizado foi valiosa para os alunos, que puderam compreender melhor como os tributos municipais são aplicados e como eles impactam o valor dos imóveis. A participação do Fiscal de Tributos trouxe uma perspectiva real e prática para o estudo da matemática financeira, preparando os alunos para a feira que ocorrerá em breve. Com essas iniciativas educacionais, a E.E. Básica Padre João Kominek demonstra seu compromisso em proporcionar uma formação abrangente e relevante, preparando os alunos para lidar com questões do mundo real, como os tributos municipais.
Para as professoras Elenise Nania Kruczkiewicz e Rosani Nicoli Litvin Chiraski coordenadoras dos estudos, “perante essa oportunidade ao ser aprofundado os conhecimentos sobre contribuições obrigatórias com foco nos impostos que estão mais próximos de nós como o IPTU. Estudando vimos a necessidade de pedir orientações e informações com o nosso fiscal de tributos do município Luiz Carlos Teczak. O assunto abordado vem para contribuir para as aulas de Educação financeira e Empreendedorismo que são matérias eletivas do novo ensino médio com as turmas dos 2* I e 2* II. Sendo que em vista professores e alunos concluíram que a palestra foi de grande valia para o nosso melhor entendimento onde é aplicado o dinheiro dos munícipes”, concluíram as professoras.
Os alunos ficaram atentos à apresentação feita e por várias vezes surpresos com os números apresentados, e espontaneamente se manifestavam durante a palestra.
Maryeva Kruczkiewicz
“Achei interessante a parte onde o palestrante Luiz explicou sobre a distribuição dos recursos do IPTU no qual, poucos sabiam que os valores arrecadados uma parte vai para a área da saúde, da educação e câmara de vereadores,essa falta de informação entre os indivíduos do município geram muitos comentários sobre onde o valor arrecadado é utilizado, mas na verdade são gastos de forma distribuídos entre essas áreas em coisas simples como o combustível dos transportes escolares”, afirmou Maryeva Kruczkiewicz do 2º ano 1.
Francieli Viviani Nunes Ferreira
Já para Francieli Viviani Nunes Ferreira do 2º ano 2, “Achei importante o assunto abordado pelo palestrante Luiz Carlos Teczak sobre os tributos em geral voltados ao município de Santa Terezinha e acho que seria super importante disponibilizar uma palestra para os pais dos estudantes e demais terezinhenses sobre o tema, pois muitos não sabem para onde é destinado os tributos pagos e para que são usados pela prefeitura, concluiu Francieli.
ÚLTIMAS
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
Deixe seu comentário