Ciclone extratropical provoca instabilidade no fim de semana com risco alto para alagamentos e ventos fortes

O tempo segue instável até segunda-feira e melhora gradualmente a partir de terça, com retorno do calor e pancadas típicas de verão

A previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina indica a permanência de instabilidades causadas pela atuação de um ciclone extratropical próximo ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul. O sistema influencia o tempo em todo o estado, com destaque para o Alto Vale do Itajaí, onde há risco elevado para temporais, alagamentos e ventos fortes.

Sábado com risco alto de tempestades severas

Neste sábado (10), o tempo fica instável em todas as regiões do estado, com chuva a qualquer hora do dia. A atuação do ciclone extratropical favorece a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa, especialmente a partir da tarde.
O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
As temperaturas máximas ultrapassam os 35°C no Litoral Sul, variam entre 20°C e 28°C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, e ficam entre 25°C e 30°C no Grande Oeste.

Domingo segue instável com risco elevado na metade leste

No domingo (11), o tempo continua instável em todas as regiões, com chuva ao longo do dia. À tarde, aumentam as condições para temporais com raios, ventos fortes e granizo, especialmente na metade leste de Santa Catarina, onde o risco segue alto.
Nas demais regiões, o risco é moderado. As temperaturas chegam aos 33°C no Litoral Sul, variam entre 20°C e 30°C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, e ficam entre 20°C e 27°C no Grande Oeste.

Segunda-feira ainda com instabilidade e risco moderado

Na segunda-feira (12), as instabilidades se afastam para o mar, mas o tempo ainda permanece instável, com variação de nebulosidade e possibilidade de chuva a qualquer momento, especialmente dos Planaltos ao Litoral.
À tarde, há chance de novos temporais isolados, com risco moderado para alagamentos pontuais, queda de galhos e destelhamentos. As temperaturas máximas variam entre 27°C e 30°C.

Terça e quarta com retorno do padrão de verão

A partir de terça-feira (13) e ao longo da quarta-feira (14), o tempo volta a ter características típicas de verão, com predomínio de sol, calor e pancadas de chuva isoladas à tarde, acompanhadas de raios, vento e eventual granizo. As temperaturas entram em elevação, aumentando a sensação de abafamento.

Leia também: A marca de 29 prefeitos presos em Santa Catarina desde 2020 expõe crise na gestão pública municipal

Fonte: Defesa Civil SC

Siga-nos no