Inmet emite alerta vermelho para nove municípios com risco de granizo, ventos fortes e alagamentos

Instabilidade deve se intensificar com a formação de um ciclone na altura do Uruguai e pode atingir outras regiões do estado no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para tempestades severas que atinge nove municípios do Oeste de Santa Catarina. O aviso começa a valer a partir das 11h desta sexta-feira (9) e indica risco elevado para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

Municípios do Oeste estão sob risco de danos estruturais e alagamentos

Estão em alerta as cidades de Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambú, Itapiranga, Mondaí, Palmitos e São João do Oeste. O mesmo alerta se estende à metade Oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia, com risco significativo de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Sábado terá tempestades generalizadas em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil, o calor segue intenso nesta sexta-feira, com temperaturas acima dos 30°C na maior parte do estado e podendo ultrapassar os 35°C no Extremo Oeste. A combinação de calor e umidade favorece a formação de temporais típicos de verão, principalmente entre a tarde e a noite, com possibilidade de se estenderem até a madrugada de sábado (10).

No sábado, a instabilidade ganha força em todo o estado, com a formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai. A previsão é de tempestades generalizadas a partir do início da tarde, com ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo e risco alto para alagamentos e enxurradas. As condições devem persistir até a madrugada de domingo (11).

Domingo será quente e instável com temporais mais isolados

No domingo (11), o tempo segue quente e instável. Com o deslocamento do ciclone em direção ao oceano, os temporais tendem a se concentrar mais no litoral e áreas próximas, enquanto no Grande Oeste passam a ocorrer de forma mais isolada, devido à entrada gradual de ar mais seco.

A Defesa Civil reforça o alerta para que a população evite áreas de risco, redobre a atenção durante os temporais e siga as orientações das autoridades em caso de emergência.

Leia também: A previsão do tempo destaca risco de temporais no Alto Vale do Itajaí e em Santa Catarina de 09 a 13 de janeiro

Fonte: Inmet / Defesa Civil SC

Siga-nos no