Por volta das 10h54min, a guarnição do ABTR-101 deslocou-se para atender um incêndio em uma estufa de secagem de fumo na localidade de Pinheiro Torto, no interior do município de Santa Terezinha, Santa Catarina.

Ao chegar no local, a guarnição constatou que o imóvel, com aproximadamente 47 metros quadrados, estava em fase de diminuição do incêndio.

O proprietário relatou que não estava em casa no momento do ocorrido e que um vizinho que passava pelo local foi o primeiro a avistar o incêndio. O vizinho informou que "avistou fumaça saindo debaixo das telhas de fibrocimento e correu para verificar o que poderia estar acontecendo na fornalha da estufa, deparando-se com os motores dos ventiladores parados e os disjuntores da estufa desarmados. Somente então chamou o proprietário e acionou o Corpo de Bombeiros."

O proprietário, com o objetivo de proteger a varanda que se conectava à estufa por caibros, usou água encanada e uma lavadora de alta pressão para resfriar a estrutura, conseguindo evitar que o incêndio se propagasse.

A guarnição realizou a extinção e o rescaldo, utilizando aproximadamente 2000 litros de água em 40 minutos. A estufa de secagem de tabacos sofreu danos significativos, restando apenas as paredes de alvenaria, causando um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 55 mil, de acordo com o proprietário, incluindo a perda de 1 mil quilos de tabaco já seco e a completa destruição dos equipamentos de controle de secagem da fornalha.

Após garantir que o local estava seguro, a guarnição orientou o proprietário sobre os procedimentos a serem seguidos e retornou ao GBM. Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Por Demais FM.