A pequena Rebeca Havrelhuk finalmente vai conhecer sua casa em Santa Terezinha, mais de dez meses após seu nascimento. A bebê nasceu com extrema prematuridade no dia 14 de março de 2023, no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, e, após uma grande batalha, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (22).

Até dezembro do ano passado, Rebeca e a mãe, Maria Solange Rodrigues de Souza Havrelhuk, permaneceram no Hospital Regional. Posteriormente, foram transferidas para o Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, para tratamento específico. De lá, enviaram um vídeo emocionante para a equipe que esteve com elas.

“Hoje nós temos uma novidade, a nossa garotinha ganhou alta. Ela está indo pra casa hoje. Estou muito feliz, mas também tô com muito medo. Lá não vai ter equipe, não vai ter vocês, mas eu vou me acostumar sozinha. Estou muito feliz”, comemorou Maria.

Ainda em 2023, Maria já havia falado da relação de carinho que criou com toda a equipe do Hospital Regional Alto Vale, tratando-os como uma “nova família”.

Mesmo depois da alta hospitalar, a mãe diz que não vai receber visitas.

Rebeca Havrelhuk nasceu no dia 14 de março, pesando apenas 830g, e precisou de cuidados intensivos da equipe multiprofissional até ser transferida para atendimento específico no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis.

O nascimento prematuro de Rebeca foi algo muito marcante para a mãe, que só pôde ver a filha depois de três dias do nascimento, pois também precisou de cuidados intensos após o parto. “Olhei para minha criança, pequena, minúscula, e pensei que ela não iria se criar”, relembrou.

Em Santa Terezinha, Rebeca continuará com os tratamentos, mesmo tendo recebido alta do hospital. Por precaução, elas não receberão visitas até ter total certeza de que a bebê está totalmente recuperada.

Fonte: Lene Juncek / ND+