
Vídeo
Divulgação -
Em uma coletiva na manhã desta terça-feira, a secretaria de Educação de SC anunciou as novidades para o próximo ano letivo. Com as matrículas prestes a iniciar, período vai de 24 de novembro a 2 de dezembro, o Estado irá contar com 12 novas escolas de ensino médio e tem como meta chegar a 620 unidades com jornada ampliada. O total de escolas da rede estadual é de 1.080.
- Todos os dados apontam que à medida que vai ampliando a jornada e trabalhando o aprofundamento dos temas, o aluno cresce. Os alunos de escola particular, mesmo que não fiquem em tempo integral na escola, sempre têm outras atividades, como culturais, esportivas e reforço, e estamos trazendo isso para as escolas públicas - reforçou o secretário de Educação, Eduardo Deschamps.
No ensino fundamental, 341 escolas já aderiram ao Programa Mais Educação, que pode ser ofertado em duas modalidades: cinco ou 15 horas a mais semanais, com reforço e oficinas principalmente na escrita, leitura e cálculo. No ensino médio, 173 unidades aderiram ao Ensino Médio Inovador (escolas com cinco ou sete horas semanais a mais, correspondendo a dois ou três dias na semana com período integral). Neste ano, eram 157. Além disso, 14 escolas terão ensino médio integral em 2017. E serão quatro escolas em um projeto-piloto de integração ainda maior à educação profissional, em parceria com o Senai.
Porém há alguns desafios pela frente. Um deles é a contratação de mais professores, segundo o secretário de Educação:
- Tem ainda questão da estrutura, da formação do professor, mas tem também as questões culturais. Muitas vezes a própria família acaba se opondo ao filho ficar na escola por tempo integral. Precisamos ir mudando isso - diz Deschamps.
Também foi anunciado um concurso para alunos e professores relacionado ao combate ao mosquito Aedes aegypti, em parceria com a secretaria de Saúde de SC. Escolas e alunos que se destacarem na promoção de saúde serão premiados com computadores e tablets.
- É uma medida a longo prazo, talvez não impacte para 2017, mas temos que criar essa cultura na sociedade de combate ao Aedes e a educação tem essa capacidade - explicou o secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing.
ÚLTIMAS
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
Deixe seu comentário