

Rio do Campo
A Lei 19.136/2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) em dezembro de 2024, amplia o acesso a medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. A legislação entrará em vigor em 19 de março de 2025, beneficiando um número maior de pacientes com problemas de saúde.
Ampliação de Acesso
Atualmente, apenas pacientes com condições específicas, como a síndrome de Dravet, a síndrome de Lennox–Gastaut e o Complexo de Esclerose Tuberosa, têm acesso a medicamentos à base de cannabis pelo SUS. Com a nova lei, o acesso será estendido a outras condições de saúde, conforme prescrição médica e eficácia comprovada do tratamento.
Santa Catarina se junta agora a 20 estados brasileiros que já implementaram políticas semelhantes para ampliar o acesso a medicamentos canábicos.
Como Funciona a Lei
Próximos Passos
Até 19 de janeiro, uma comissão será formada para criar diretrizes e regulamentar a política estadual. Esta comissão também será responsável por garantir que o fornecimento dos medicamentos siga critérios estabelecidos pela Anvisa e pela legislação vigente.
Impacto
A nova lei coloca Santa Catarina como um dos estados pioneiros no uso mais abrangente da cannabis medicinal no Brasil. A medida é vista como um avanço para pacientes que necessitam de tratamentos alternativos e eficazes.
ÚLTIMAS
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Deixe seu comentário