

Vídeo
Foto: CBM/Divulgação -
Em janeiro de 2025, Santa Catarina registrou quatro mortes causadas por quedas de árvores, especialmente em áreas de reflorestamento. As fatalidades ocorreram entre os dias 5 e 14 de janeiro, levantando preocupações sobre a segurança no setor. As vítimas eram trabalhadores que foram atingidos por troncos enquanto desempenhavam suas atividades.
O primeiro caso aconteceu em Joaçaba, no dia 5, com a morte de Luiz Vanderlei da Silva, de 57 anos, atingido por um tronco de pinus. No dia seguinte, outras duas vítimas fatais foram registradas: Hélio Falkoski, de 54 anos, em São Miguel do Oeste, e Nilton Nais, de 41 anos, em Rio do Oeste. A última vítima, Alceu Bernardi, de 50 anos, faleceu em Coronel Freitas, no dia 14, após ser atingido por um “efeito chicote” de um eucalipto.
Além das mortes, um trabalhador ficou gravemente ferido em Iporã do Oeste, em 20 de janeiro, após ser atingido por um galho de eucalipto. Dados do Datasus mostram que, entre 2013 e 2023, 127 pessoas perderam a vida em Santa Catarina devido a quedas de árvores, com 46 mortes relacionadas a acidentes de trabalho, sendo Blumenau e Canoinhas os municípios com maior número de ocorrências.
Especialistas alertam para a necessidade de medidas de prevenção, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para evitar novos acidentes no setor florestal.
ÚLTIMAS
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
Deixe seu comentário