
Santa Terezinha
Divulgação -
Restam três meses para que os proprietários de áreas rurais inscrevam seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo termina no dia 5 de maio. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ressalta que a lei nº 12.651/2012, o Novo Código Florestal Brasileiro, prevê que a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito para os agricultores que não tiverem o cadastro regularizado.
De um total de 398 milhões de hectares, a área já cadastrada se aproxima de 260 milhões de hectares e cobre 65% da área passível de cadastro. Tais números representam 2.255.428 imóveis rurais inscritos. Segundo Colatto, a média de incremento mensal no número de cadastros não tem alcançado os 3% nos últimos meses. O parlamentar acredita que o prazo de três meses não será suficiente.
Em Santa Catarina, aproximadamente 200 mil imóveis já foram cadastrados, o que corresponde a pouco mais de 66% da área passível de cadastro. "O nosso Estado tem o maior percentual de área cadastrada, se comparado aos demais estados da região, mas é preciso permanecer atento e regularizar a situação das nossas propriedades", disse Colatto.
Prorrogação
O deputado Valdir Colatto esteve em contato com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para pedir a prorrogação do prazo para cadastramento, argumentando que a demora na implantação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) gerou atrasos. "Os sistemas para realizar os procedimentos de cadastro demoraram para ficar prontos. Agora, o agricultor não pode ser penalizado por isso", disse ele.
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário