

Alto Vale
Pais que recusaram a vacinação contra a Covid-19 para seus filhos foram condenados a pagar multas de até seis salários mínimos, cerca de R$ 8,4 mil, em Schroeder, no Norte de Santa Catarina. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), não havia justificativas médicas para a decisão, configurando uma violação dos direitos à saúde e à vida garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As denúncias partiram do Conselho Tutelar local e resultaram em três ações judiciais. Duas delas determinaram o pagamento de seis salários mínimos, enquanto a terceira impôs uma multa de três salários, equivalente a R$ 4,2 mil. Antes das representações, o MPSC e o Conselho Tutelar tentaram convencer os pais a aderirem à vacinação, sem sucesso. A promotora Ana Paula Destri Pavan ressaltou que a imunização, conforme o Programa Nacional de Imunizações, é obrigatória e essencial para proteger a saúde pública e individual.
O caso segue em segredo de Justiça devido ao envolvimento de menores de idade. A decisão também está alinhada com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a obrigatoriedade da vacinação em casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
ÚLTIMAS
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Deixe seu comentário