Em 2024, as rodovias que cortam o Planalto Norte de Santa Catarina e o Sul do Paraná registraram o maior número de mortes em acidentes de trânsito da história da região. Ao todo, 80 pessoas perderam a vida, representando um aumento de 35,6% em comparação ao ano anterior.

A BR 280, entre Mafra e Porto União, foi a estrada mais fatal, com 32 mortes, o que significa um aumento de 68,4% em relação a 2023. O mês de agosto foi o mais violento, com 13 mortes, sendo oito delas na BR 280, onde ocorreram acidentes fatais, incluindo um com quatro vítimas em menos de 24 horas. Além disso, setembro foi marcado por um dos acidentes mais trágicos do ano, quando cinco membros de uma família morreram em Porto União.

Outros trechos também registraram aumento no número de fatalidades. Na BR 116, entre Monte Castelo e Mafra, 20 pessoas morreram, enquanto na SC 477, o número subiu de dois para cinco óbitos. A soma total de mortes nas rodovias da região chegou a 64, com a BR 280 sendo o local com mais acidentes fatais registrados ao longo dos últimos anos.

A situação nas estradas levanta questões sobre a necessidade de mais ações de conscientização, fiscalização e melhorias na infraestrutura para reduzir os índices de violência no trânsito.

Por Jmais / Demais FM.