Cerca de 3% dos títulos eleitorais em Santa Catarina devem ser cancelados após o fim do prazo para regularização junto à Justiça Eleitoral. De acordo com dados atualizados até o dia 19 de maio, 190.378 eleitores não regularizaram sua situação dentro do período estipulado pela legislação.

Inicialmente, o número de títulos passíveis de cancelamento era de 199.320. No entanto, 7.601 pessoas procuraram os canais de atendimento e resolveram suas pendências, enquanto 530 títulos foram cancelados por outros motivos, como óbitos. Outros 811 eleitores não terão os documentos cancelados porque se enquadram nas situações em que o voto é facultativo — menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas.

A partir do dia 20 de maio, para reativar a inscrição eleitoral, é necessário efetuar o pagamento da multa eleitoral e comparecer ao cartório eleitoral. Caso o eleitor já tenha os dados biométricos registrados, a regularização pode ser feita pela internet.

As multas, que são aplicadas em casos de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, podem ser quitadas por meio do Autoatendimento Eleitoral – Título Net, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente no cartório eleitoral. As formas de pagamento incluem boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), PIX e cartão de crédito.

Mais informações podem ser obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ou diretamente nos cartórios eleitorais.