A 1ª Vara Criminal de Itajaí converteu em preventivas as três prisões em flagrante dos suspeitos de envolvimento no assalto ao aeroporto de Blumenau, no Vale do Itajaí. A audiência ocorreu nesta quarta-feira (20).

O assalto deixou uma jovem de 22 anos morta, identificada como Edivânia Maria de Oliveira, vítima de uma bala perdida, além de dois vigilantes feridos. Os alvos dos oito criminosos, armados com fuzis, foram malotes de dinheiro, que eram levados de um avião para carros-fortes. Ambos os vigilantes feridos seguem internados. 

Os suspeitos foram presos em flagrante na terça (19). Um homem de 33 anos foi detido em Navegantes, no Litoral Norte, com uma falsa ambulância. Outros dois, de 31 e 37 anos, foram presos em Gaspar, cidade vizinha a Blumenau, enquanto tentavam fugir em um táxi. 

Segundo a Justiça, os suspeitos disseram na audiência que foram vítimas de maus-tratos pelas pessoas que efetuaram as prisões em flagrante. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu que os depoimentos deles foram enviados à promotoria responsável pelo controle externo da atividade policial e que seja feito exame de corpo de delito neles. 

Investigação 

Os três homens não estavam presentes no dia do roubo, conforme a polícia. Eles teriam ajudado a planejar a ação e a monitorar policiais. No hotel onde um deles estava hospedado, foram localizados R$ 18 mil em notas de R$ 20. A polícia ainda procura por pelo menos outros 10 suspeitos.

Por G1 SC