LAGES (SC) — Um dos pratos mais tradicionais da culinária serrana catarinense ganhou dimensões históricas durante a edição de 2019 da Festa Nacional do Pinhão, realizada em Lages. No dia 23 de junho daquele ano, foi servida a maior paçoca de pinhão já registrada no mundo.

O preparo utilizou mais de duas toneladas de pinhão, combinadas a carnes e temperos típicos da região. Para acomodar os ingredientes, foi construída uma panela de quase dois metros de altura e mais de nove metros de circunferência, com peso aproximado de 12 toneladas. Devido às proporções da receita, o processo de mistura dos ingredientes contou com o auxílio de uma retroescavadeira adaptada, equipada com uma concha que funcionava como colher.

A iniciativa mobilizou mais de 40 pessoas, entre cozinheiros, auxiliares e operadores de máquinas. O prato foi preparado em um grande fogão a lenha instalado no parque de exposições onde o evento ocorre anualmente.

Cerca de dez mil porções da paçoca foram distribuídas gratuitamente para alunos da rede municipal de ensino de Lages. Visitantes da festa também puderam experimentar o prato, que se tornou uma das principais atrações do último dia do evento em 2019.

Realizada anualmente, a Festa Nacional do Pinhão é considerada um dos maiores eventos culturais de Santa Catarina e reúne apresentações musicais, manifestações artísticas e celebrações da culinária regional.

​​