O Governo de Santa Catarina e líderes indígenas firmaram um acordo para a manutenção da Barragem Norte, em José Boiteux, e a melhoria das condições de moradia das aldeias na região. A reunião, realizada nesta segunda-feira (17), foi conduzida pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, no gabinete do prefeito Neno.

Durante o encontro, foi anunciado que o projeto habitacional destinado à comunidade indígena será ampliado, aumentando de 30 para 43 o número de moradias a serem construídas por meio de convênio entre o Estado e os municípios. Além das residências, o projeto prevê a construção de duas igrejas e duas casas paroquiais. As Defesas Civis de José Boiteux e Vitor Meireles, junto aos moradores, realizarão o georreferenciamento das áreas para viabilizar as obras.

A primeira vistoria técnica na barragem está marcada para quarta-feira (19), com a participação de equipes da Defesa Civil do Estado e da Celesc. O objetivo é levantar os materiais necessários para a manutenção da estrutura, considerada essencial na contenção de cheias no Vale do Itajaí.

A reunião contou com a presença de representantes de sete das nove aldeias da região e do prefeito de Vitor Meireles, Marcelo Darolt. Segundo Hildebrandt, o acordo permitirá a realização das manutenções necessárias para garantir a segurança da população e o funcionamento da barragem.