Um homem e uma mulher foram presos preventivamente na terça-feira (14) suspeitos de envolvimento em 2009 no desvios de recursos públicos destinados para organizações não-governamentais (ONGs) de Imbituba, no Sul de Santa Catarina. De acordo com a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), o valor desviado chega a R$ 6 milhões e envolve 14 entidades do município.

Envolvimento de ex-vereador 
Conforme a Polícia Civil, um dos presos é ex-vereador e contador da cidade, que também era presidente de uma ONG. As investigações apontaream que ele 'montava' as prestações de contas e intermediava as liberações na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

As investigações apontaram também o envolvimento de uma funcionária da Fazenda Estadual, atualmente aposentada, que foi presa na terça. Ele foi preso em Imbituba e ela em São José, na Grande Florianópolis. A identidade dos presos não foi divulgada pela polícia. Até as 8h desta terça, eles estavam na Deic na capital.

Falsificações
Segundo a polícia, foram falsificados documentos para prestação de contas, como notas fiscais e cheques. As irregularidades administrativas já haviam sido apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Auditoria da Secretaria Estadual da Fazenda em 2011. A Polícia Civil trabalha no caso desde 2012.