Morando há apenas dois meses em Joinville foi por iniciativa do irmão que a dona de casa Luceni Haverroth resolveu participar do 6º Festival de Cucas. Ela conta que sempre gostou de fazer o doce, testando sabores diferentes. "Um dia, na casa do meu irmão, eu vi que tinha geleia de menta e aproveitei pra fazer uma cuca de menta. Todo mundo aprovou e meu irmão ainda me disse para me inscrever no concurso que eu poderia ganhar", comentou.

Luceni é uma das seis finalistas do concurso. Natural de Rio do Campo, ela revela que aprendeu a fazer a cuca há cerca de 20 anos durante as aulas de culinária. Sempre que pode faz uma receita diferente. A maioria para os amigos e familiares. A cuca de menta que foi escolhida para a final do concurso ganhou nota 10 da Elisangela de Lima, nora da Luceni. "A gente já está acostumado a saborear os doces da Lu, mas essa cuca ficou maravilhosa, ela se superou", ressalta Elisangela. 

Um dos segredos da receita, segundo a dona de casa, é a massa, feita com bastante tranquilidade esperando o tempo certo de ficar no ponto, pra montar a cuca. "Além disso, eu coloco muito amor e carinho no que faço, acredito que isso também acaba refletindo no sabor do doce", afirma a dona de casa.

A final do festival será no dia 8 de junho no mercado público, em Joinville. O vencedor vai levar para casa uma TV de alta definição. Dona Luceni está ansiosa para a final. "Muito feliz por chegar até aqui e agora é caprichar para cuca do dia 8 ficar ainda mais saborosa", comenta.

O Festival de Cucas de Joinville é uma realização da NSC TV e tem por objetivo eleger a receita da cuca mais saborosa e criativa.

Um pouco mais sobre a Riocampense

Luceni Haverroth, filha de José (in memorian) e Maria Haverroth, tem 51 anos e é dona de casa. Viúva há quase 9 anos, tem três filhos e uma netinha. Hoje, Luceni vive com João Carlos que é montador naval.

Nascida em Rio do Campo, onde ainda residem vários parentes, Luceni conta que saiu do município muito jovem "No dia que completei 15 anos saí de Rio do Campo para estudar".

Moradora do Bairro Jardim Iririú, em Joinville há dois meses, a riocampense morou a maior parte de sua vida em Taió. "Mas depois disso já residi em outras cidades, a última foi Ilhota", comenta.

Luceni diz que gosta muito de cozinhar "Não tenho preferência no preparo dos pratos, gosto tanto de salgados como também de doces. Cozinho desde muito nova, fui pegando dicas de um lado e de outro, fiz alguns cursinhos de culinária e sempre praticando fui me aperfeiçoando na cozinha".

Hector Silvio, o quinto irmão do total de sete da família Haverroth, foi quem sugeriu que a irmã fizesse a inscrição da 'cuca de menta' no concurso "Inclusive foi ele mesmo que fez a inscrição", finaliza Luceni.

Receita da 'Cuca de Menta'

Ingredientes - Massa:

1 xícara de água morna

2 colheres de açúcar

1 colher de fermento biológico

3 ovos

1 xícara de leite morno

2 colheres de margarina

Farinha de trigo até dar o ponto

Cobertura:

1 pote de geleia de menta

Creme belga

Farofa

Ingredientes para o creme belga:

2 gemas

1/2 lata leite condensado

1 colher maisena

2 xícaras de leite

Ingredientes para a farofa:

4 colheres rasas de margarina ou manteiga

6 colheres de açúcar

6 colheres de farinha de trigo

Modo de preparo:

Para fazer a massa, misture levemente a água morna, o açúcar e o fermento biológico. Deixe descansar até espumar. Depois acrescente o restante dos ingredientes e bata com colher de pau. Deixe a massa crescer até dobrar de volume.

Para o creme belga, basta misturar todos os ingredientes e mexer sem parar até levantar fervura. Deixe esfriar.

Para a farofa também basta misturar todos os ingredientes com as mãos, bem de leve.

Quando a massa estiver crescida coloque na forma untada com margarina e deixe crescer novamente. Espalhe por cima o creme belga. Depois coloque a geleia de menta com uma colher com cuidado para não afundar na massa e por último a farofa. Asse em forno 250 graus por 20 minutos.

Fonte: NSC TV