
Economia
Capacitação Plantas Medicinais (10) -
O especialista em plantas medicinais Alesio Dos Passos Santos e a farmacêutica Viviane Corazza voltaram à cidade de Rio do Campo para mais uma capacitação na segunda-feira (03). Desta vez, mais de 150 pessoas discutiram as práticas e o uso de plantas medicinais. O evento ocorreu no Clube do Idoso.
A capacitação, que já é a segunda realizada este ano, faz parte de uma iniciativa do Município, por meio das secretarias de Agricultura e Saúde, de se introduzir na rede pública de saúde, as Práticas Integrativas e Complementares - PICs. O objetivo é implementar tratamentos alternativos à medicina baseada em evidências na rede de saúde pública.
A maior intenção do evento foi capacitar os profissionais da saúde e demais interessados da comunidade sobre as plantas medicinais. Os temas abordados foram a identificação, uso e cuidados. Conforme o Prefeito Rodrigo Preis, a ideia central do evento foi proporcionar uma troca de experiências com representantes da sociedade, palestrantes e Pastoral da Saúde.
"É um método diferenciado de atender a comunidade. Sabemos que a medicina tradicional é muito importante. Mas a ideia é que possamos trabalhar a prevenção através de cuidados com a saúde, não apenas quando a pessoa está doente", declara Rodrigo.
Além da fitoterapia, o município está trabalhando outras práticas integrativas e complementares na área da saúde. "Apresentamos um projeto de lei na Câmara de Vereadores para que essas práticas se tornem realidade no atendimento da rede pública de saúde do nosso município", ressalta Rodrigo.
Entre as outras práticas estão a auriculoterapia, reiki, musicoterapia, meditação e aromaterapia. Conforme o Prefeito, estas serão iniciadas em um primeiro momento, juntamente com a fitoterapia. "Essa é uma forma de atendimento diferenciada para nossa população", acrescenta Preis.
O projeto de lei está tramitando na Câmara e aguarda votação no plenário. O Prefeito Rodrigo avalia que o projeto está bem adiantado e ressalta que há diversos profissionais já capacitados para iniciar as práticas no município.
Os próximos passos devem focar a capacitação da equipe, principalmente na área da fitoterapia que é o trabalho com plantas medicinais. Serão preparados hortos no centro e em localidades do interior. "Queremos identificar as plantas que já temos espalhadas pelo município, trazer tudo isso para um horto comunitário e então dividir isso com a comunidade", afirma o Prefeito, explicando que esse será o trabalho desenvolvido com a equipe.
Se envolvem neste projeto as Secretarias de Saúde, Agricultura, Pastoral da Saúde e comunidade em geral.
Gean Carlos Beiger - Assessor de Imprensa
ÚLTIMAS
Economia
Previsão do Tempo - Vídeo
Famosos
Famosos
Alto Vale
Crime
Tragédia
Famosos
INSS
Incêndio
Itajaí
Segurança
Deixe seu comentário