Proteção solar
Não é novidade nenhuma que precisamos nos proteger do sol, mas vale sempre lembrar que com qualquer descuido podemos ter efeitos negativos e graves como consequência a uma exagerada exposição solar, como queimaduras, manchas e a longo tempo doenças de pele, entre outros.
Esta proteção vai muito além de você utilizar protetor solar mesmo que seja regularmente ou somente quando esta de férias e tem maior contato com o sol, a pele precisa estar sadia e para isso deve estar com os nutrientes em bom nível requerendo assim uma boa alimentação, com variedade em nutrientes e com alto consumo de água, estando hidratada.
Uma pele sadia não é garantia de não ter queimaduras, é apenas um dos fatores de proteção. Outra dica muito importante é o uso de óculos de sol, e chapéu e vestimentas adequadas, lembrando que quanto mais claro e fino o tecido, menor a intensidade de proteção.
Use filtro solar diariamente mesmo em casa, mesmo sem sol, e com fator mínimo de 30 FPS, o fator 30 quer dizer que sua pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. E este deve ser reaplicado com frequência, principalmente em dias de grande exposição. Cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, proteja- se sempre.
Quanto mais clara sua pele, mais rapidamente você perceberá a agressão dos raios solares, crianças tem a pele mais sensível, e é dever dos pais regular a exposição ao sol da criança, estimule os adolescentes a se protegerem, cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos, é de responsabilidade dos pais passar informação adequada aos filhos.
Para quem gosta de pegar aquela cor bonita de verão, o bronzeamento ocorre gradativamente, ou seja, a pele leva de 48 a 72 horas para produzir e liberar melanina, que é a substância que dá cor a pele, não adianta querer se bronzear num dia só, ficar muito tempo exposto ao sol só vai gerar lesão a pele.
O sol é necessário à nossa vida, mas com cuidado e cautela sempre, um consenso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, definiu em 2013 que a exposição ao ar livre durante 10 minutos por dia já seria o necessário para a produção de vitamina D em quantidade suficiente para o equilíbrio do organismo.
Relembrando, use filtro solar, óculos de sol, chapéu, beba muita água, tenha uma alimentação balanceada, evite horários próximo ao meio dia para grandes exposições. Cuide-se!
Deixe seu comentário