Diretores das escolas estaduais da Regional de Taió serão escolhidos em eleição
mesma hora
As eleições para escolha dos diretores das instituições de ensino de abrangência da Gerência de Educação de Taió, serão realizadas nesta quinta-feira, 26. Das 16 escolas, 11 tiveram inscrição única de candidato com interesse em disputar a eleição, duas escolas com duas inscrições cada e três não apresentaram proponentes ao cargo.
O gerente de Educação, Moacir de Melo falou que os candidatos defenderam o seu Plano de Gestão Escolar para a os alunos, pais e professores. "A comunidade escolar vai ter a responsabilidade pela escolha do novo diretor da instituição. O escolhido terá a função entre 2 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2019 e vai indicar os seus assessores de direção", explicou.
A EEM João Kuchler, de Santa Terezinha; EEB Adele Heidrich e EEF Hercílio Anderle, de Taió, não tiveram candidatos.
Regras eleitorais
Uma diferença em relação às eleições convencionais é que os votos dos pais terão o dobro do peso. A votação será feita em cédulas e urnas separadas, uma para pais, outra para alunos e uma terceira para professores, por causa da diferença de peso nos votos.
Nas escolas em que apenas uma pessoa concorrer, haverá a votação do mesmo jeito e o plano de gestão terá de receber os votos de 50% mais um, dos votos válidos. Se isso não acontecer, o Conselho Deliberativo da escola indicará um novo diretor por tempo determinado, devendo ter o parecer favorável da Comissão de Gestão Escolar da SDR.
Deixe seu comentário