'Ela está inspirando parte do CO2 que ela expirou. Prejudica a saúde da pessoa', declarou o presidente
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer, nesta quinta-feira (31), que a máscara não protege contra a Covid-19. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo nacional afirmou que o equipamento de proteção é uma "ficção" e "prejudica a saúde da pessoa".
"A máscara não protege de nada. Isso é uma ficção. Quando é que nós vamos ter gente com coragem - porque eu não sou especialista no assunto, né? - para falar que a proteção da máscara é um percentual pequeno?", opinou o presidente.
De acordo com a teoria de Bolsonaro, somente máscaras específicas, como as usadas por médicos em cirurgias, funcionam. "A nossa aqui, praticamente zero [proteção]. O que mais se vê por aí é o cara com a máscara toda sebenta, está até com o cheiro ruim. Isso prejudica - eu não sou médico -, mas prejudica a pessoa. Ela está inspirando parte do CO2 que ela expirou. Prejudica a saúde da pessoa", declarou o presidente.
A declaração de Bolsonaro vai na contramão do que dizem autoridades sanitárias de diversos países e das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo trabalho se baseia em evidências científicas. A conclusão dessas autoridades é a de que o uso correto das máscaras reduz a quantidade de partículas virais expelidas e, portanto, ajuda a conter o avanço da pandemia.
Ainda durante a transmissão, o presidente da República ainda sugeriu que seja feita uma comparação durante um exame de oximetria - teste usado para medir o nível de oxigênio do sangue - com e sem máscara.
"Pega, faz um teste aí. Eu não sei se dá certo. Bota o dedo no oxímetro agora, numa boa, tranquilo. Bota lá e vê quanto tá: 98%, 99%, 100%. Depois fica cinco minutos com a máscara e bota o dedo de novo. Eu não sei se? Eu acho? eu acho que vai baixar. Eu acho. Não tenho certeza, né", continuou.
Deixe seu comentário