logo RCN
Investigação

PF prende policiais e militares por suposto plano para matar Lula, Moraes e Alckmin

  • Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABt -

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 19, a Operação Contragolpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado em 2022. Entre os alvos estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin, além de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cinco pessoas foram presas, incluindo um policial federal e militares com formação em Forças Especiais. A operação ocorre em estados como Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal, com o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, e medidas cautelares. O Exército Brasileiro acompanha a execução dos mandados.

O grupo, que utilizava conhecimento técnico-militar, denominou o plano de “Punhal Verde e Amarelo”. A ação previa a execução de Lula e Alckmin no dia 15 de dezembro de 2022, antes da posse presidencial. Além disso, o grupo planejava prender e executar um ministro do STF, que vinha sendo monitorado pelos envolvidos.

Segundo as investigações, os suspeitos elaboraram um esquema detalhado, incluindo o uso de armamento avançado e técnicas militares. Caso o golpe fosse realizado, seria instaurado um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para gerenciar os conflitos subsequentes, sob o controle dos próprios conspiradores.

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de:

 
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Organização criminosa

A operação segue em andamento e a Polícia Federal aguarda a análise dos materiais apreendidos. As investigações buscam identificar outros possíveis integrantes do grupo e aprofundar os detalhes do planejamento.

O caso reforça a atenção das autoridades sobre ameaças ao Estado Democrático de Direito, com as ações sendo tratadas com prioridade pelo sistema de segurança nacional. 

Com informações ND+  ​​​

Brasil vive declínio da economia e da democracia, diz The Wall Street Journal Anterior

Brasil vive declínio da economia e da democracia, diz The Wall Street Journal

Tabaco em folhas atinge maior valor no mercado internacional desde 2013 Próximo

Tabaco em folhas atinge maior valor no mercado internacional desde 2013

Deixe seu comentário