logo RCN
Bolsonaro

Bolsonaro é indiciado por tentativa de golpe de Estado

  • Indiciamento é no inquérito que investiga tentativa de golpe (Foto: Tânia Rêgo, AB) -

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo sob acusações relacionadas à tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa. O inquérito investiga ações para manter Bolsonaro no poder após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Entre os indiciados estão o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL).

Os desdobramentos deste caso intensificam os debates sobre os atos antidemocráticos registrados no país após o resultado eleitoral. Segundo informações divulgadas pelo g1, o processo concentra-se na suposta organização e execução de ações que buscavam impedir a posse de Lula e desrespeitar a vontade popular expressa nas urnas.

Os investigados poderão responder pelos crimes mencionados no Código Penal e na Lei de Segurança Nacional, sendo que as penas para esses delitos podem incluir reclusão por vários anos, caso sejam condenados.​

Mais de 100 cidades de SC estão sob alerta de perigo potencial de temporais nesta sexta Anterior

Mais de 100 cidades de SC estão sob alerta de perigo potencial de temporais nesta sexta

Ceia de Natal fica 9% mais cara em 2024 Próximo

Ceia de Natal fica 9% mais cara em 2024

Deixe seu comentário