logo RCN

O Ser criança no mundo atual

Vivemos em mundo onde as coisas são mais valorizadas que as pessoas e, a correria do dia a dia não nos deixa perceber quão rápido o tempo passa. Num instante passamos de crianças para adultos e logo estamos no papel que antes era dos nossos pais: o de educar. E educar nos dias atuais não é uma tarefa muito fácil, porém não nos damos conta de que não só esta tarefa cabe a nós, quanto é nosso dever cumpri-la e, cumpri-la bem. Toda criança é um ser iluminado, toda criança nasce pura, sem maldade nem preconceitos. E o que nós adultos fazemos desta criança? Tem uma frase bastante conhecida que pergunta: "Que mundo vamos deixar para nossos filhos?" Acredito que deveria ser ao contrario "Que tipo de filhos vamos deixar para o mundo?" Nossa mentalidade muitas vezes está mais voltada em "tirar o corpo fora" do que nos responsabilizarmos, assumir e consertar os erros que cometemos. Os adultos agem cada vez com mais irresponsabilidade perante as crianças, ensinam coisas que jamais deveriam ensinar, e esquecem-se de ensinar o que realmente deveriam, comoo respeito ao próximo e a solidariedade, etc, etc. Os pais esperam que a escola cumpra uma tarefa que é deles, educação vem de casa, a escola é transmissora de conhecimento, não educadora.


Toda criança é especial, e nós adultos não deveríamos estragá-las com nossos preconceitos, hipocrisia e falta de amor. Devíamos cultivá-las puras, e não as corromper.


Neste dia das crianças vamos dar algo mais que presentes, vamos dar atenção, carinho, mas acima de tudo vamos ensinar nossas crianças a viverem sua infância, brincando, valorizando as pessoas que as cercam, respeitando os mais velhos e principalmente, fazendo-a entender que ela é especial, tanto quanto qualquer outra criança.
 A Igualdade fará do mundo um lugar muito melhor!

Anterior

'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira'

Próximo

Seja você a mudança no trânsito

Deixe seu comentário