
Tempo
A empresa Heidrich & Heidrich Ltda acatou recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e paralisou a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) em Taió. Um canal que alimenta a PCH rompeu há um mês e teria causado danos ambientais ao município e estragos materiais em quatro propriedades próximas da obra.
Em reunião com a Promotora de Justiça Raísa Carvalho Simões Rolin, que fez a recomendação, representantes da empresa também se comprometeram a resolver os problemas da obra em pelo menos 15 dias. E garantiram que só vão retornar com as atividades de geração e de fluxo de água após a solução completa da situação.
"O desastre pode ter ocorrido devido a eventuais falhas na instalação da PCH, o que consequentemente poderá causar outros infortúnios", explica a Promotora de Justiça. Laudos da Defesa Civil de Blumenau e do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC (CAT), requisitados pela Promotora de Justiça, demostram irregularidades na estrutura da PCH.
Por recomendação da Promotoria de Justiça, a empresa se comprometeu, ainda, a confeccionar nos próximos dias um laudo de estabilidade da estrutura por engenheiro imparcial, não vinculado à obra ou ao projeto. E, baseando-se nos laudos da Defesa Civil e do CAT, a empresa produzirá um relatório sobre a estrutura da obra, a fim de afastar o risco iminente de falha na estrutura da PCH.
A empresa também comprometeu-se com o MPSC a agilizar o processo de ressarcimento das famílias atingidas pelo rompimento da pequena hidrelétrica.
"Quero tentar resolver a questão de forma extrajudicial. Entretanto, não sendo possível, outro caminho não haverá senão a de tomar as medidas judiciais cabíveis", afirma a Promotora de Justiça, que visitou o local, junto com técnicos da Defesa Civil, logo após o ocorrido.
No dia 14 de julho, a Promotora de Justiça instaurou inquérito civil apurar os possíveis danos ambientais à localidade de Passo Manso. No dia 8 de agosto expediu a recomendação e no dia seguinte se reuniu com os representantes da empresa.
ÚLTIMAS
Tempo
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Deixe seu comentário