
Luto
Na quarta-feira, dia 02, o JATV recebeu na redação, mais uma das chapas de pré-candidatos a prefeito de Santa Terezinha. Trata-se de Genir Antônio Junckes (MDB) e Israel Olegário Moreira (MDB). Para assistir a entrevista na íntegra, basta acessar o Facebook ou o YouTube do JATV. Confira os principais trechos:
JATV: Gostaríamos que o senhor se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.
GENIR: Sou casado, tenho dois filhos e dois netos. Nasci em Biguaçu, mas me mudei aos 05 anos para Santa Terezinha. Morava com meus pais e irmãos trabalhando na roça, onde fiquei até os 18 anos. Atuei dois anos como professor na escola da Colônia Formosa. Depois, fui trabalhar no ramo da construção civil onde atuei em vários setores. Após, montei uma empreiteira de mão de obra, onde atuei até 1993. Montamos a Agropecuária e Materiais de Construção Junckes, onde trabalho atualmente. Também atuo como agricultor. Fui vereador por três vezes e prefeito duas vezes. Tive a felicidade de ter vinte anos ininterruptos de mandato. Fui o primeiro Presidente da Câmara na instalação da cidade. O município não tinha leis. Foi começado do zero. Vimos Santa Terezinha iniciar e crescer.
JATV: Gostaríamos que o senhor se apresentasse aos eleitores de Santa Terezinha.
ISRAEL: Sou conhecido como o médico cantor de Santa Terezinha. Sou filho de pai lageano, casado com minha mãe que é de Manaus/AM. Nasci em Manaus e aos dez anos, vim para Santa Catarina. Sou casado, tenho três filhos e um enteado. Fui agricultor, vendi pipoca e limão de casa em casa. Aos 20 anos, retornei para o Amazonas, onde me graduei em Medicina pela Universidade Estadual do Amazonas. Após isso, ingressei no exército de forma voluntária, onde fui o comandante da saúde. Sempre trabalhei pelo SUS em vários hospitais. Em 2012, tive a felicidade de poder passar pelo seletivo e ser convidado pelo então prefeito Genir Junckes a atuar em Santa Terezinha. Em 2014 passei no concurso. Em 2016 fiz a pós-graduação em ultrassonografia em Ribeirão Preto. Montei um consultório médico em 2015 em Santa Terezinha. Sou supervisor do programa "Mais Médicos" para o Brasil desde 2014. Também sou preceptor de residência médica da família na comunidade.
JATV: Santa Terezinha possui 1.800 km de estradas municipais. Se alinhasse todas essas ruas, corresponderia a distância que liga a cidade até Brasília. Como cuidar dos quase 9.000 habitantes que vivem tão espalhados na cidade?
ISRAEL: Quando cheguei na cidade em 2012, achei que as estradas estavam bem melhores. Conheço quase 100% das estradas, pois faço o atendimento em regiões distantes, como Craveiro, Rio da Anta, Colorado, São José e também no Centro. Tenho certeza de que investiremos pesado nessa área, comprando patrolas para a manutenção, caminhões para fazer o empedramento, fazer bueiros e passar o rolo compactador para que as pedras não fiquem soltas e não danifiquem os veículos.
JATV: O senhor já atuou como prefeito da cidade. Cite três obras ou fatos marcantes do seu governo.
GENIR: Uma delas foi a manutenção das ruas do interior e da cidade. Até o fim do nosso mandato, conseguimos zerar o déficit de acesso encascalhado para mais de 400 famílias que jamais tinham tido esse benefício. Melhoramos todas as estradas municipais. Na via até o Rio da Anta fizemos com dez metros de largura para o trânsito fluir. Também pavimentamos cinco ruas no centro da cidade, fizemos o acostamento da Avenida Bruno Pieczarka, entre o Restaurante Pavoski e a Câmara de Vereadores.
Também compramos muitos equipamentos. Adquirimos 62 equipamentos motorizados, espalhados por todas as secretarias do município.
Além disso, construímos muitas obras. Fizemos a bela construção da Prefeitura Municipal com recursos próprios. No Itaió Sertão, construímos três salas de aula, secretaria, cozinha e refeitório. No São José, construímos um novo posto de saúde com recursos próprios. Na escola do Alto Rio da Anta, construímos salas, implantamos a biblioteca, a sala de informática, fizemos o ginásio e também o muro ao redor da escola. No Craveiro, implantamos uma creche nova e uma quadra coberta com arquibancada. A Escola Cristo Redentor, ampliamos e reformamos. Nosso governo foi um canteiro de obras.
JATV: Sabemos que Santa Terezinha tem um lado agrícola muito forte. Como vocês veem a agricultura do município?
GENIR: Santa Terezinha é movida pela agricultura. Territorialmente, somos o maior município do Alto Vale. Por esse motivo a agricultura é forte. Temos muita terra produtiva e um povo trabalhador. No nosso mandato, através de emendas do deputado Peninha, compramos dois caminhões para o transporte de calcário. Precisamos pelo menos mais dois para atender a demanda. O agricultor precisa pouco do poder público. A maioria, ele se vira. Mas esse pouco que precisa, o município precisa servi-los.
JATV: Caso eleitos, como vocês esperam ter o relacionamento com a Câmara de Vereadores, e o que pretendem fazer para que tenha harmonia?
ISRAEL: Queremos fazer uma grande parceria com a Câmara de Vereadores, caso sejamos eleitos. Eles são representantes do povo e têm a função de fiscalizar e legislar. Enviaremos bons projetos para legitimar a vontade do povo.
JATV: Assim que começar a campanha, qual será a postura da coligação de vocês? Farão críticas aos adversários, falarão das suas propostas...?
ISRAEL: Nossa chapa é pura. Nossa coligação é com o povo de Santa Terezinha. Quanto às críticas, deixaremos para que cada pessoa faça o seu próprio julgamento. Faremos uma campanha limpa, sem fake News. Apresentaremos projetos viáveis aos lares das pessoas.
JATV: Sobre a questão da transparência nos atos públicos, o senhor se compromete com a população de anunciar, deixando claros os principais atos do seu possível mandato?
GENIR: A transparência é um ato constitucional. A Prefeitura tem a obrigação de tornar público os seus atos. Me orgulho, pois em toda a minha vida pública, nunca respondi por algum ato de improbidade administrativa. Sempre divulgamos em rádios e jornais. Quero voltar com "A Voz do Prefeito", como tínhamos todas as sextas-feiras na rádio local. Uma administração que tem o prefeito e o vice do lado para trabalhar junto, tem condição de fazer um trabalho eficaz para a população.
JATV: Sobre a Festa do Mel, caso vocês sejam eleitos, esse evento continuará no calendário municipal? Se sim, com eventos nacionais ou apenas locais?
GENIR: Fui o prefeito que mandou o Projeto de Lei para a Câmara, criando a Festa Regional do Mel. Quando assumimos em 2005, o Parque Mata Nativa estava abandonado. O Juiz havia sentenciado que a Prefeitura pagasse mais um valor para a desapropriação, ninguém pagou e quase perdemos aquele espaço de terra. Legalizamos e pagamos. Fizemos a cerca com cinco fios de arame na delimitação dos trezentos mil metros da área. Após ter o registro, construímos o Centro de Eventos e várias melhorias. Fizemos a primeira festa em 2006 e ela cresceu. Hoje, é a marca do município. Posteriormente, foi aprovado na Assembleia Legislativa o título de Santa Terezinha ser a Capital Estadual da Rainha do Mel. Como criamos, claro que continuaremos fazendo. No último ano de mandato, trouxemos show nacional. Queremos atender a todos os públicos. Faremos a festa com a Prefeitura, comércio e entidades locais. Só traremos de fora o que não tivermos estrutura. A festa não pode ser terceirizada para que o dinheiro fique no município.
JATV: Qual tipo de parceria a administração pública deve ter com o hospital da cidade de Rio do Campo, segundo a avaliação de vocês?
ISRAEL: Sabemos que os hospitais da região têm dificuldades financeiras, de recursos humanos e até de materiais. Queremos angariar fundos com os nossos deputados e garantir que os recursos cheguem aos hospitais que Santa Terezinha tem convênio. Antes de ser pré-candidato, conseguimos trazer três médicos que já atenderam em Santa Terezinha e atuam no Hospital de Rio do Campo. Como não temos hospital, precisamos dessa parceria.
JATV: Por qual motivo o senhor gostaria de ser vice-prefeito de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidato?
ISRAEL: Hoje, trabalhando em Santa Terezinha, sou comandado. Vejo que tem muitas coisas para melhorar na área da saúde. Queremos melhorar o atendimento aos munícipes. Vamos buscar recursos federais para uma UPA no município. Hoje não dá para apenas atender no programa da Saúde da Família. Precisamos da Urgência e Emergência.
JATV: Antes de finalizar a nossa entrevista, queremos saber uma promessa de vocês para os próximos anos, caso eleitos. O que, de marcante podem prometer que ficará marcado no mandato de vocês em uma possível vitória nas eleições? Alguma obra ou novidade que implantarão...
GENIR: As obras em andamento precisam ser finalizadas, como da Creche Padrão, que a obra foi assinada entre 2015 e 2016. Está quase pronta, mas precisa da "pincelada final". Hoje, com tantas facções, precisamos das creches. Aliás, foi no nosso mandato que trouxemos as facções, onde pagávamos por cinco anos o aluguel desses locais. Por isso, queremos concluir essa obra.
Sobre o asfalto da Serra do Alto Santa Terezinha, também tínhamos no nosso plano de governo, mas queríamos com recursos federais de fundo perdido. O povo está feliz com a obra. Mas o asfalto foi 100% financiado. O próximo governo precisará pagar, pois foi financiado em 36x o valor de quase dois milhões de reais pelo Badesc. Será uma grande ação quitar a dívida.
Ponte do Marchetti, a Ponte do Craveiro. Uma obra importante. Na escola ali próxima, muita gente vem do outro lado da ponte e precisam passar pela "pinguela". Quando chove, nem passa. Queremos concluir essa obra com aditivo do Governo Federal, com a ajuda do deputado Peninha.
Queremos recuperar nossas estradas vicinais. A maioria está em péssimo estado de conservação. Queremos que as estradas fiquem iguais ou melhores do que no nosso último mandato.
JATV: Por qual motivo o senhor gostaria de ser novamente o prefeito de Santa Terezinha, tendo em vista que é pré-candidato?
GENIR: Parece que nasci com espírito público. Na adolescência, eu era da diretoria do campinho de futebol da minha comunidade. Depois fui da diretoria da igreja e presidente da APP da EEB Padre João Kominek. Com meus mandatos, colaborei com Santa Terezinha, sendo um grande soldado nos vinte anos de mandato. Fui convidado pelo MDB para ser pré-candidato após muitas reuniões e debates. Acabei aceitando, pois creio que tenho muito a fazer nessa terra com minha experiência, vontade e espírito público com honestidade. Queremos Santa Terezinha crescendo cada vez mais.
ÚLTIMAS
Luto
TABACO - ALTO VALE
Educação
Rio do Sul
Tempo
Alto Vale
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Deixe seu comentário