A tragédia recente de Brumadinho junto de outras dúvidas antigas, tem causado medo na população e alarmado lideranças do Alto Vale quanto à segurança das barragens de contenção de cheias da região. Uma das situações mais preocupantes é a de José Boiteux onde já foram constatados problemas nas comportas e parte da estrutura nunca foi concluída.

De acordo com o prefeito, Jonas Pudewell, o receio é de que a barragem se rompa causando uma grande tragédia. Segundo ele, no local houve depredação por parte dos indígenas e a comportas que fazem a drenagem da água estão sem funcionamento há algum tempo. Ele contou ainda que a estrutura está abandonada e as cabeceiras nunca foram concluídas.


"Eu tenho muito medo que a nossa barragem, que é a maior do Brasil em contenção de cheias, venha a romper. Se der uma chuva e encher de água ninguém da região dorme tranquilo, primeiro que as comportas não estão funcionando como deveriam, não adianta alegarem que estão porque é mentira, na outra vez veio um caminhão aqui para ajudar a abrir, e eu acompanhei. Mas vai que a barragem enche e que não se consegue abrir as comportas? A água vai começar a vazar por cima e se isso acontecer, as cabeceiras lá na saída ainda não têm a estrutura pronta, estão inacabados, isso inclusive é relato da Defesa Civil".