

Política
Foto: Agência Brasil/Reprodução -
Um homem de Chapecó, Santa Catarina, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação nos atos de vandalismo ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro. Matheus Ferreira de Souza, integrante de um grupo que acampou em frente ao Quartel General do Exército, foi sentenciado na última sexta-feira, 25 de outubro.
Ao todo, 14 réus foram condenados pelos eventos desse dia, sendo que 12 deles permaneceram acampados enquanto outros se dirigiram à Praça dos Três Poderes, onde supostamente invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. A Procuradoria Geral da República (PGR) argumentou que os crimes cometidos são coletivos, implicando responsabilidade mesmo para aqueles que não participaram de todas as etapas do ataque.
Matheus Ferreira foi preso em flagrante ao chegar a Brasília em um ônibus fretado, vindo de Chapecó. Durante o julgamento, ele confessou sua participação nos atos e foi condenado a um ano de prisão, pena que foi convertida em restrição de direitos. Além disso, Matheus deverá pagar uma multa de aproximadamente R$ 14 mil, correspondente a 10 salários mínimos.
Além do caso de Matheus, dois outros manifestantes foram condenados por porte de armas, incluindo facões e estilingues, enquanto se dirigiam à Praça dos Três Poderes. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que eles estavam envolvidos nas caravanas que chegaram ao acampamento e participaram da marcha para depredar os símbolos do Estado Democrático de Direito. Juntamente com os demais condenados, eles devem pagar uma indenização de R$ 30 milhões.
ÚLTIMAS
Política
Celebridades
Taió
Rio do Campo
Tempo
Cultura
Salete
Vale do Itajaí
Taió
Vagas de emprego
Tempo
Rio do Campo
Deixe seu comentário