logo RCN
Tempo

Chuva intensa e ventania colocam Santa Catarina em estado de alerta

  • Temporais atingem o Estado nos próximos dias (Foto: Lucas Amorelli, DC) -

Santa Catarina está sob alerta de condições meteorológicas adversas nesta quinta-feira (10), devido à previsão de chuvas intensas, risco elevado de deslizamentos e agitação marítima ao longo do litoral. De acordo com a Defesa Civil estadual, são esperados acumulados de até 200 milímetros de chuva nos próximos dias, principalmente em áreas do litoral e do Vale do Itajaí, aumentando significativamente o risco de deslizamentos e inundações.

A instabilidade climática é causada pela atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, associada à intensificação da circulação marítima sobre Santa Catarina. O fenômeno está concentrando temporais principalmente no período da madrugada e manhã, afetando diversas regiões do Estado.

As áreas com maior risco de deslizamentos incluem o Vale do Itajaí, Planalto Sul e todo o litoral catarinense, onde a possibilidade de ocorrências meteorológicas graves é classificada como de alto a muito alto. Nas demais regiões, como o Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul, o risco é moderado a alto, com previsão de chuvas frequentes durante a tarde e a noite.

Além das chuvas intensas, a Defesa Civil também alerta para a agitação marítima ao longo de toda a costa catarinense. Ondas podem variar entre 2 a 2,5 metros, com picos de até 3 metros, representando um risco moderado para atividades náuticas como pesca e navegação. O vento, predominante do quadrante leste/nordeste, deve soprar com intensidade moderada a forte, com rajadas que podem chegar a 70 km/h, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

A previsão do tempo varia conforme a região de Santa Catarina. No Extremo Oeste, as temperaturas devem ficar entre 15,5°C e 22,9°C, com tempo encoberto e chuvas ao longo do dia. No Oeste e Meio-Oeste, as mínimas variam entre 11,9°C e 14,4°C, e as máximas não devem ultrapassar 22,5°C. Já no Planalto Sul, as temperaturas são mais baixas, oscilando entre 9,2°C e 14,9°C.

No litoral, as condições de tempo também serão de céu encoberto com chuvas constantes, com temperaturas mínimas em torno de 12,5°C no Sul e chegando a máximas de 20,9°C no Norte. Na Grande Florianópolis, as mínimas estão previstas para 11,9°C na área serrana e 12,4°C na área litorânea, com máximas que não devem passar de 19,6°C.

A Defesa Civil orienta que moradores de áreas com histórico de deslizamentos fiquem atentos, especialmente em locais como Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco e municípios como Praia Grande, Timbé do Sul e Alto Vale do Itajaí. Essas áreas são particularmente vulneráveis a fluxos de detritos e queda de blocos de terra e pedras.

A previsão indica que as chuvas devem persistir até sexta-feira (11), quando a circulação marítima começa a perder força, dando lugar a uma nova frente fria que trará mais precipitações e tempestades, inicialmente no Oeste e se espalhando pelo Estado ao longo do dia. Mesmo com a diminuição das chuvas no litoral, o risco de deslizamentos continuará elevado, principalmente nas áreas de encosta e nas regiões serranas.

Os órgãos de emergência reforçam a importância de seguir as orientações e alertas emitidos pelas autoridades locais para minimizar os impactos dos eventos climáticos previstos.​​

Semana começa com mudanças no tempo e chegada de frente fria em SC Anterior

Semana começa com mudanças no tempo e chegada de frente fria em SC

Chuva intensa e risco de alagamentos marcam a quarta-feira em Santa Catarina Próximo

Chuva intensa e risco de alagamentos marcam a quarta-feira em Santa Catarina

Deixe seu comentário