logo RCN
Tempo

SC enfrenta semana de instabilidade com previsão de temporais e queda de temperatura

O início desta semana em Santa Catarina será marcado por instabilidade climática e uma sequência de dias com previsão de chuva, queda de temperatura e ventos intensos em diversas regiões do estado. Segundo dados meteorológicos, uma área de baixa pressão será a principal responsável pelo aumento das condições para pancadas de chuva e temporais isolados ao longo dos próximos dias.

Segunda-feira (07)

Nesta segunda-feira, o tempo começa firme em grande parte do estado, com predominância de sol no Oeste, enquanto a nebulosidade se concentra no Litoral e Vale do Itajaí, onde há possibilidade de chuvas fracas esparsas. Com a influência de uma área de baixa pressão, as condições para pancadas de chuva e temporais isolados se intensificam, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. A previsão aponta um risco baixo para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

As temperaturas mínimas variam entre 7°C e 14°C nas regiões do Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, e entre 14°C e 18°C nas demais áreas. Durante a tarde, as máximas devem oscilar entre 26°C e 34°C no Grande Oeste e entre 20°C e 25°C na metade leste de Santa Catarina. Os ventos de direção norte/nordeste se intensificam, com rajadas de 40 a 60 km/h, aumentando a agitação marítima no Litoral Sul, onde as ondas podem alcançar de 1,5 m a 2,0 m.

Terça-feira (08)

A terça-feira será de tempo instável desde as primeiras horas do dia, com chuvas de fraca a moderada intensidade e temporais isolados entre a Grande Florianópolis, Serra e o sul de Santa Catarina. Nas demais regiões, a combinação de uma área de baixa pressão com calor e umidade aumenta o potencial para temporais intensos, acompanhados de rajadas de vento e possível queda de granizo. As temperaturas mínimas devem ficar entre 11°C e 19°C, com máximas variando entre 22°C e 29°C, sendo mais elevadas no Oeste e Planalto Norte.

Os ventos, inicialmente de norte/nordeste, mudam para sul ao longo do dia, mantendo rajadas entre 40 e 60 km/h.

Quarta-feira (09)

Na quarta-feira, a instabilidade se intensifica em função da combinação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade vindos do norte do país. O estado deve enfrentar chuva persistente e volumosa, além de temporais com raios, ventos fortes e granizo, elevando o risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. As regiões do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina estão em alerta para essas condições.

As temperaturas devem manter-se estáveis, com valores variando entre 13°C e 22°C durante a tarde na maioria das regiões e entre 8°C e 12°C nas áreas mais elevadas da Serra. A agitação marítima tende a aumentar, com ondas de leste de 1,5 m a 2,0 m à noite.

Tendência para quinta (10) e sexta-feira (11)

Entre quinta e sexta-feira, a área de baixa pressão sobre o estado se intensifica, dando origem a um Ciclone Extratropical na costa do Rio Grande do Sul e a uma nova frente fria. Essas condições devem manter o estado em alerta para chuvas intensas e volumosas, além de temporais com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e danos estruturais.

A orientação é para que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as recomendações de segurança das autoridades locais, especialmente em áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos.

Chuva intensa e temporais devem marcar a semana em Santa Catarina Anterior

Chuva intensa e temporais devem marcar a semana em Santa Catarina

Setembro de 2024 é o mais quente em 63 anos, aponta Inmet Próximo

Setembro de 2024 é o mais quente em 63 anos, aponta Inmet

Deixe seu comentário