logo RCN
Tempo

SC tem previsão de temporais com possibilidade de granizo nesta terça-feira

Uma área de baixa pressão atmosférica que se desloca para Santa Catarina deverá causar condições de instabilidade climática ao longo desta terça-feira (15), com previsão de temporais isolados em várias regiões do estado, segundo informações da Defesa Civil estadual. As áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul são as primeiras a serem impactadas, com possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e eventual queda de granizo entre o final da manhã e o início da tarde.

À medida que o sistema se move em direção a outras regiões, a instabilidade deverá se espalhar para o restante de Santa Catarina, aumentando o risco de temporais em diferentes localidades ao longo do dia.

No início da manhã, a circulação marítima deverá manter a presença de nuvens nas áreas do Leste do Estado, como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a previsão é de chuvas fracas e passageiras. Nessas áreas, também são esperadas aberturas de sol, embora o tempo continue nublado em boa parte do dia.

O cenário é diferente na região do Grande Oeste catarinense, que deverá ter sol entre nuvens durante a maior parte do dia. Ainda assim, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde e noite, além do risco de temporais.

As temperaturas mínimas em Santa Catarina variam entre 18°C e 21°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste. No restante do estado, os termômetros devem marcar entre 9°C e 18°C nas primeiras horas do dia. As máximas estão previstas para alcançar entre 18°C e 23°C no leste catarinense, e de 21°C a 33°C no Grande Oeste e Planalto Norte. Nas outras regiões, as temperaturas devem oscilar entre 23°C e 27°C.

Os ventos predominantes serão do quadrante nordeste, com rajadas que podem atingir entre 40 e 60 km/h em diversas áreas, sendo mais intensas especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis Serrana.

A agitação marítima será uma preocupação para o Litoral Sul do estado, onde as ondas devem alcançar entre 2 e 2,5 metros, com picos de até três metros em alto mar. A Defesa Civil alerta para um risco de baixo a moderado de ocorrências relacionadas à agitação marítima, principalmente para embarcações e atividades no mar.

Diante dessas condições climáticas adversas, as autoridades recomendam atenção redobrada nas áreas de maior risco e reforçam a importância de acompanhar as atualizações meteorológicas ao longo do dia.​

SC enfrenta chuvas fracas e temporais localizados nesta quarta-feira Anterior

SC enfrenta chuvas fracas e temporais localizados nesta quarta-feira

Semana começa com mudanças no tempo e chegada de frente fria em SC Próximo

Semana começa com mudanças no tempo e chegada de frente fria em SC

Deixe seu comentário