logo RCN
em recuperação

Vendas do varejo tiveram crescimento de 2,8% em 2018

  • Murici Balbinot - Índice confirma a tendência de retomada do varejo

Números mostram retomada lenta de setores do comércio

Uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que o comércio varejista do país teve um avanço de 2,8% em 2018. O estudo foi baseado nas vendas dos setores de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos. O crescimento mostra uma leve recuperação do comércio após resultados negativos em 2015, 2016 e 2017. 

O índice confirma a tendência de retomada do varejo. Segundo dados do IBGE relativos ao terceiro trimestre de 2018, houve um avanço de 3,3% no PIB do comércio no acumulado de quatro semestres. Embora o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores à crise, os números começam a distanciar-se daqueles observados nos piores momentos. 

"A melhora dos níveis de confiança e o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia ajudaram a impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das vendas, aquelas feitas a prazo, o Indicador sugere avanço das vendas do varejo ao longo do último ano", analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Anterior

Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas

Próximo

Bolsonaro quer mudar forma como Planalto e Congresso se relacionam, diz novo líder

Deixe seu comentário