logo RCN
Enem

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começou nesta segunda-feira

  • Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Reprodução -

Os candidatos ausentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (13), a reaplicação da prova. O processo deve ser feito por meio da Página do Participante, até o dia 17 de novembro, e é necessário que se enquadrem nas condições estipuladas no edital do exame.

Aqueles que foram afetados por desastres naturais, pela inoperância da infraestrutura do local ou pela falta de energia elétrica poderão requerer a reaplicação do Enem. O mesmo se aplica aos estudantes que não compareceram porque foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Indivíduos ausentes devido a sintomas de doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose, influenza e sarampo, também terão a possibilidade de pleitear a reaplicação. Para esse caso, a solicitação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelos responsáveis.

Aqueles que perderam a prova por motivos que não se encaixam no edital não têm direito à reaplicação. Caso o estudante tenha comparecido em apenas um dia, será considerado ausente no outro, e suas notas serão divulgadas apenas no boletim de desempenho individual. No entanto, essas pontuações servirão exclusivamente para avaliação pessoal do conhecimento.

O Enem 2023 foi realizado nos dois primeiros domingos de novembro (5 e 12), incluindo, como é habitual, provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia, e de matemática e ciências da natureza no segundo. A ordem das questões permanecerá a mesma no dia da reaplicação, programada para 12 e 13 de dezembro.

Anterior

Calor extremo causa a morte de mais de 1000 frangos em complexo agroindustrial

Próximo

Brasil tem queda de 40% do investimento estrangeiro

Deixe seu comentário