logo RCN
Saúde

Anvisa libera teste da Fiocruz que detecta zika, dengue e chikungunya

  • Divulgação -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro teste conjunto para detecção de zika, dengue e chikungunya. Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Kit ZDC detecta o RNA dos três vírus e fornece o resultado no mesmo dia.

O produto efetua o diagnóstico molecular com detecção e diferenciação da infecção. Ele é fruto do trabalho integrado do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sob coordenação do Ministério da Saúde. 

- Temos satisfação em entregar esta inovação à sociedade brasileira. Estamos mobilizados para responder à grave situação do vírus zika e da microcefalia, e esta é parte importante dos nossos esforços - disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Ele acrescentou que a ação é resultado do esforço do Gabinete Para o Enfrentamento à Emergência Epidemiológica em Saúde Pública da Fiocruz.

O kit pode ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente. Ele permite a identificação na fase aguda da doença, quando os sintomas clínicos das três infecções se manifestam e necessitam de um diagnóstico laboratorial preciso e discriminatório.

Já entraram em produção os primeiros lotes dos kits para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS), que devem ser distribuídos conforme demanda do Ministério da Saúde.

Anterior

Ação no STF pode levar a eleições diretas em 2017 se Temer for cassado

Próximo

Percentual de endividados fecha 2016 em menor patamar desde maio de 2012

Deixe seu comentário