logo RCN
Coluna JATV

'O Cansaço dos Bons' por Padre Gilson

Confira o texto da colunista do JATV

Gilbert Keith Chesterton. Nascido em Londres na Inglaterra em 1874 e falecido em 1936. Foi um grande escritor, poeta, filósofo, dramaturgo, jornalista, teólogo... Exerceu grande influência no seu tempo que perdura até hoje. Foi Anglicano por um bom tempo, mas se converteu a fé Católica e nela encontrou seu "ninho espiritual" Chesterton como era conhecido produziu muitas obras de grande valor literário e espiritual numa de suas belas obras: O Homem Eterno. Ele disse:

"O pessimismo não consiste em sentir-se cansado do mal, mas em sentir-se cansado do bem. O desespero não consiste em sentir-se cansado do sofrimento, mas em sentir-se cansado da alegria. Quando por algum motivo as coisas boas de uma sociedade deixam de funcionar, essa sociedade entra em declínio; quando seu alimento não alimenta, quando seus remédios não curam, quando suas bênçãos não abençoam." Resumindo as Palavras do Sábio Chesterton é o cansaço dos bons. Quando estes que apostam suas vidas na fé e no entusiasmo começam a perceber que às vezes o desespero supera a esperança. A tristeza cala a alegria. Estes filhos e filhas entram no abismo sedutor do desânimo. Porém, são os filhos da esperança, os semeadores do bem que levam a sociedade adiante e impede o caos total. Mas nosso senhor Jesus Cristo disse. "No mundo, tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo" (Jo 16,33) sendo assim, não caiamos na tentação do cansaço da bondade que exercemos no cotidiano. Existe alguém que olha por nós e cuida de nossas vidas: Jesus Cristo.

Vivemos um tempo que é muito fácil arrumarmos desculpas para deixar de fazer o bem. É muito fácil cair na vala comum da mediocridade. É preciso sair dos túmulos que nos aprisionam e retomar a responsabilidade pela vida que temos. O ser humano possui em si uma imensa capacidade de solidariedade. Tenhamos cuidado com o "fascínio" do mal. A ditadura do pecado. Assumamos hoje a bandeira de continuar fazendo o que é certo, mesmo que a nossa volta, muitos teimem na escuridão dos erros. Estes que ficam na escuridão dos erros podem ganhar uma batalha. Jamais a guerra. O fim deste é o precipício junto com Satanás. O Inferno eterno. Aos que militam no bem, é destinada a coroa da vitória. A felicidade eterna e imperecível. E como caminhos para não cansarmos no bem. Encontre um sentido em tudo que faça e principalmente no que és. Lembre-se que o bem que fazes coopera com o bem que outro faz em algum lugar do mundo e isso gera uma corrente do bem universal. Saiba que aquele que te fez sem ti, não poderá salvar-te sem ti. Sendo assim, fiquemos conectados a Deus pela prática do amor que nos assemelha a Jesus Cristo. Cultive a oração. Pois a oração nos integra. Seja seletivo em programas de televisão e em amizades. Por fim, não se canse do bem.

'Quando o sofrimento bate à porta' por Padre Gilson Siqueira Anterior

'Quando o sofrimento bate à porta' por Padre Gilson Siqueira

'A vida honesta' por Padre Gilson Siqueira Próximo

'A vida honesta' por Padre Gilson Siqueira

Deixe seu comentário