logo RCN
Coluna JATV

'Natal em tempos de Pandemia' por Padre Gilson Siqueira

Confira o texto do colunista do JATV

O mês de dezembro é muito especial. O coração dele é o Santo Natal do Senhor, onde o amor veio morar entre nós. "O verbo se fez carne e habitou entre nós" - Jo 1,14, essa maravilhosa verdade deve encher nosso coração de luz e esperança. E reacender em nós a chama da vida, mesmo em meio as situações de morte que podem nos cercar. Todavia, a pandemia, essa intrusa e escura realidade que estamos mergulhados, não pode arrefecer a expectativa do Natal. Diz o Papa Francisco: "O Senhor interpela-nos e, no meio de nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança, capazes de dar solidez, suporte e significado a estas horas em que tudo parece naufragar". Mesmo em meio a essa tempestade chamada COVI-19 devemos avivar, acordar a fé, a esperança e solidariedade. Não deixemos que nossa fé, esperança e solidariedade seja varrida. Não deixemos que se instale dentro de nós o medo o pânico. Jesus é o Senhor da vida.

Dezembro é o tempo favorável para fazermos os presépios. Essa rica e catequética tradição que une a família. Em cada casa deve haver o presépio. O sinal visível de que nossas casas estão conectadas ao espírito do Natal. Lembremo-nos de fazer as orações com nossos filhos, mostremos a eles o verdadeiro sentido do Natal. Que não é Papai Noel. Esse "intruso" que chega uma vez por ano e vai embora. Ele é um produto. Vamos dizer aos nossos filhos que o centro do Natal é o menino Jesus. Assim como o menino Jesus se encontra na manjedoura do presépio, ele também pode ficar na manjedoura de nosso coração. Basta vivermos o amor. Como diz Santa Catarina de Sena: "pela prática do amor o homem se torna outro Cristo". A pandemia não deve tirar o foco de Cristo. Sendo assim, não ocupemos nosso tempo e coração com notícias de morte. Vamos espalhar a vida. E como diz o Papa Francisco: "O tempo de decidir o que conta e o que passa, de separar o que é necessário daquilo que não é. É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a ti, Senhor, e aos outros". Que possamos aproveitar o Natal para ser o tempo da decisão. O tempo de escolher Cristo. Deixar de lado as fantasias e ilusões que o mundo nos oferece. Tempo de conversão e alegria. Que a escuridão da tristeza não domine nossas mentes.

Vamos concluindo com as palavras do Sábio Tihamer Toth, Bispo e Professor que nasceu na Hungria, em 1889. "O que acontece conosco, meu Deus? Que maldita surdez é a nossa que nos impede de ouvir a mensagem que nos traz o Natal? Pois, sem dúvida, nosso mal consiste em não querer prestar atenção às palavras do homem-Deus que veio a nós, em não haver compreendido a sua mensagem". Noite de Natal, é o nascimento de Cristo, Príncipe da paz! E, contudo, que longe de nós está a paz de Cristo! Então, paremos um pouco e façamos do Natal uma oportunidade de conversão e mergulho na luz de Cristo.

E-mail- pe.gilsonsiqueira@gmail.com

'Natal em tempos de Pandemia' por Padre Gilson Siqueira Anterior

'Natal em tempos de Pandemia' por Padre Gilson Siqueira

'A Sacralidade do Matrimônio' por Padre Gilson Siqueira Próximo

'A Sacralidade do Matrimônio' por Padre Gilson Siqueira

Deixe seu comentário