logo RCN
Coluna JATV

'O caminho da santidade' por Padre Gilson Siqueira

Confira o texto do colunista do JATV

Buscar a santidade deve ser o imperativo máximo na vida de todo Cristão. "Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento" - (1 Pd 1,15). A santidade nos humaniza, o pecado nos desumaniza. A santidade nos ilumina. A vida longe de Deus leva-nos ao abismo da morte. Ser santo significa atualizar os gestos e palavras de Jesus para o hoje da história. Em outras palavras, ser santo é ser outro Cristo. Todavia, quando se fala em santidade na cabeça de muitas pessoas, inclusive cristãs surge alguns preconceitos. Como se alguém que buscasse a santidade vivesse numa bolha ou fora da realidade. O santo é alguém que está no mundo, mas não é do mundo. Sua cidadania é a pátria celeste, seus olhos são cheios de entusiasmo. É alguém que busca ser fermento, não massa. Por isso que a Igreja canoniza certas pessoas para servirem de modelo. Para dizer a cada um de nós que é possível a santidade.

Sendo assim, no próximo dia 10 de outubro de 2020, esse ano ainda. Vai acontecer a beatificação (beatificação é um passo anterior a canonização) de um jovem chamado Carlo Acutis. Ele, que morreu com leucemia em 2016, aos 15 anos, ficou conhecido como padroeiro da internet, sempre participava das missas, ele mesmo disse certa vez: "estar sempre com Jesus, este é meu projeto de vida". Viveu de forma extraordinária o ordinário do dia a dia. Pois o santo vive a vida concreta, sendo a visibilidade de Cristo. Em tudo que faz coloca a marca de Cristo. O perfume da excelência. Pois há brilho na santidade. Diferente da vida miserável do pecado onde muitos já se acostumaram a viver na mentira, não honram seus casamentos com a fidelidade, seus negócios se preocupam em puxar o tapete do outro, são amargos, azedos, e sempre se justificam que não podem ir na Igreja. A estes que escolheram a escuridão o destino é o inferno. Longe de Deus e onde não podem mais retornar. Diferentemente é a Santidade como a de Carlo Acutis, que mesmo tão jovem colocou Jesus no centro de sua vida. É uma pena que não sai na grande mídia. Pois essa se preocupa em exaltar e dá publicidade aos filhos das trevas.

Que nasça em cada coração Cristão o desejo da santidade. Que brilhe a luz do bem. Que em nossas casas possamos motivar nossos filhos com bons exemplos como Carlo Acutis. Querido Pai, Querida Mãe. Mostre com a vida o caminho da santidade aos vossos filhos. Leve-os a Igreja, ensinem as orações, retomem as bençãos, monitorem as páginas da internet que seus filhos transitam. Cultivem a alegria, o esporte, o lazer o bom humor. Afinal a santidade se esconde na simplicidade da vida. E é ela que confere sentido à vida. Pois nos leva para a vida plena. 

'A Sacralidade do Matrimônio' por Padre Gilson Siqueira Anterior

'A Sacralidade do Matrimônio' por Padre Gilson Siqueira

'Precisamos do necessário' por Padre Gilson Siqueira Próximo

'Precisamos do necessário' por Padre Gilson Siqueira

Deixe seu comentário