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Genderless ou Gender Neutral

 A moda é um reflexo do cotidiano, da vida, dos desejos e das transformações do mundo. Além de pesquisas e inspirações em lugares, economia e acontecimentos, a moda busca trazer sentimentos e realidade para o seu universo paralelo, inspirando-se em pessoas.
 

Ao entrar no movimento de conscientização contra o preconceito, o Genderless ou o Gender Neutral é uma das mais fortes tendências das últimas temporadas. A expressão em inglês se refere a não definição de gênero: pode ser masculino, feminino, assexuado, sem gênero ou neutro.
A chave são as roupas unissex. Onde o guarda-roupa é totalmente compartilhado. Como exemplos, temos algumas grifes que estão levantando esta bandeira há varias temporadas:

- Miuccia Prada, em sua coleção masculina de verão 2015, apresentou homens e mulheres vestindo praticamente os mesmos looks nas passarelas;
- O inverno 2016, da Emporio Armani, desfilado em Fevereiro de 2015, também trouxe o Genderless para sua catwalk, com a mesma proposta de desfile da Prada.
- Vivienne Westwood, para inverno 2017, em Janeiro deste ano, desfilou na Milão Fashion Weeksua coleção masculina com roupas tipicamente femininas, como vestidos, meia calça e botas, enquanto as mulheres desfilavam com roupas oversized vistas como masculinas.

 Mas não é de hoje que se fala em compartilhar os mesmos itens para todos os gêneros, em 1994, Calvin Klein lançou o CK One, perfume unissex de sucesso; e no início de 2016 lançou, com a mesma proposta de neutralização, o CK2 rotulado de Gender-free (gênero livre).
Suzy Menques (jornalista e crítica de moda mais conhecida no mundo), citada pela Vogue Brasil de Janeiro deste ano, declarou que a neutralização dos gêneros é "O desenvolvimento mais importante da moda do século 21."
Sendo assim, num mundo onde há liberdade de definir o próprio gênero, limitar-se a menino ou menina, homem ou mulher, feminino ou masculino está totalmente fora de moda!

 

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Janaina Amélia Muller