
-
Foto: Gage Skidmore / Wikimedia Commons – Licença CC BY-SA 3.0
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil nesta semana ao comentar sobre o processo penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista na Casa Branca, Trump classificou a situação como uma “execução política”.
O republicano reforçou que mantém proximidade com o ex-presidente brasileiro e disse que o considera um político honesto. “Eu conheço Bolsonaro, ele é um homem honesto”, afirmou.
Trump também voltou a condenar a forma como o Brasil conduz a política. “É uma execução política o que o Brasil tenta fazer com Bolsonaro”, declarou, em referência à prisão domiciliar do ex-presidente. Para ele, prender um ex-líder do Executivo representa uma forma “péssima de lidar com a política”.
Leia também: Relatório dos EUA aponta supostas violações de direitos humanos no Brasil e na África do Sul
Além das críticas à política brasileira, Trump atacou a relação comercial entre os dois países. Segundo ele, o Brasil impõe tarifas “tremendas” contra os produtos norte-americanos, o que faria do País “um dos piores parceiros comerciais” dos Estados Unidos.
Questionado sobre a aproximação do Brasil e do México com a China, Trump foi enfático ao dizer que não vê ameaça na parceria. “Não estou preocupado. Eles não estão muito bem. Estamos melhores do que eles”, concluiu.
ÚLTIMAS
Internacional
Entretenimento
Taió
Segurança
Tragédia
Política
Educação
Leilão
Segurança
Tempo
Política
Corrupção
Deixe seu comentário