Governador autoriza início das obras de reforma da Barragem de Ituporanga |
Suspeito é flagrado furtando goiabas-serranas usadas para pesquisa em SC
-
Epagri/ Divulgação - Goiaba serrana é pesquisada em São Joaquim
Ele foi detido no pomar com dois quilos da fruta, segundo a polícia.
Um homem de 42 anos foi detido suspeito de furtar goiabas-serranas, consideradas plantas do futuro, no pomar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de São Joaquim, na Serra catarinense.
Segundo a Polícia Militar, ele foi flagrado durante uma ronda preventiva com dois quilos da fruta dentro de uma mochila e sacolas. Aos policiais, o homem disse que pegou as frutas para o consumo.
As rondas da PM na região foram intensificadas no mês passado, após furtos das frutas usadas no desenvolvimento de pesquisas. O caso foi na tarde da última terça-feira (9), por volta das 17h30. A polícia não soube informar se esse episódio tem relação com os anteriores.
O homem recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de Polícia, junto com as frutas apreendidas. Conforme a PM, não ficou preso porque não havia delegado. O G1 tentou contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno.
Furtos
A estimativa da Epagri é que cinco toneladas da fruta tenham sido furtadas desde janeiro, o que representa 1/3 da produção. As frutas estão passando por melhoramento genético para resistir a doenças e aumentar a produção no campo.
Conforme os especialistas, o prejuízo causa impacto nos trabalhos de 30 anos em pesquisa desse tipo de goiaba, que é nativa do Sul do Brasil e Uruguai.
Por G1 SC
Deixe seu comentário