logo RCN
CCJ

Projeto de lei de Rodrigo Preis que beneficia agricultores guardiões de sementes crioulas é aprovado na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que propõe alterações ao Art. 26 da Lei nº 14.675, de 13 de abril de 2009, conhecida como o Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina. A mudança busca garantir financiamento e subsídios aos agricultores responsáveis pela preservação de sementes e raças crioulas no estado.

Com a aprovação na CCJ, o projeto avança em seu trâmite legislativo, propondo apoio financeiro a esses agricultores, facilitando investimentos em infraestrutura, tecnologias e práticas agrícolas que promovam uma produção mais moderna e eficiente. Segundo o texto da proposta, o objetivo é proporcionar condições para que esses produtores continuem a desempenhar suas atividades com respaldo econômico, levando em consideração a relevância de suas práticas tradicionais para a biodiversidade agrícola.

O projeto destaca que a iniciativa pode contribuir para a valorização e o aumento da competitividade dos produtos agrícolas de Santa Catarina, tanto no mercado local quanto no nacional. Ao promover a preservação e o cultivo de sementes e raças crioulas, espera-se que os produtos catarinenses se diferenciem pela qualidade e autenticidade, ampliando a demanda e as oportunidades de mercado.

A proposta ainda deverá passar por outras etapas no processo legislativo antes de ser sancionada. Se aprovada em todas as fases, ela entrará em vigor com a promessa de fortalecer o setor agrícola estadual, especialmente os pequenos e médios produtores que se dedicam ao cultivo e preservação de variedades agrícolas tradicionais.​

Rodrigo Preis assumiu cadeira de deputado estadual em maio

Representando a agricultura familiar catarinense e a região do Alto Vale, o ex-prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis (PT), tomou posse como deputado estadual na manhã da quinta-feira, dia 23 de maio de 2024, durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa. Ele substituiu o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licenciou por 30 dias, sem remuneração, para tratar de interesse particular.

Após tomar posse, Rodrigo Preis se comprometeu a atuar na defesa de políticas públicas em favor da agricultura familiar catarinense. Preis era agricultor e integrava a direção da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf/SC).

“Agradeço ao Padre Pedro por essa oportunidade e assumi esse compromisso com imenso orgulho. Estive totalmente comprometido em representar com dignidade e eficiência os interesses de nossa comunidade”, disse Rodrigo Preis na ocasião.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, apoiadores, lideranças do setor agrícola e autoridades políticas estaduais, como o ex-prefeito de Chapecó e então Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Santa Catarina, José Fritsch.


Governo do Estado vai criar novo modelo de transferência de recursos aos municípios de SC Anterior

Governo do Estado vai criar novo modelo de transferência de recursos aos municípios de SC

PF deflagra operação contra organização criminosa que atuou no Alto Vale Próximo

PF deflagra operação contra organização criminosa que atuou no Alto Vale

Deixe seu comentário