logo RCN

Produção industrial de SC cresceu 4,7% no primeiro semestre

O resultado foi o terceiro melhor do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 8%, e do Paraná, com 7,8%

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Foto: Agência Brasil/Arquivo

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 4,7% no primeiro semestre, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta semana. O resultado foi o terceiro melhor do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 8%, e do Paraná, com 7,8%.

A maioria dos setores apresentou crescimento. O destaque foi a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 14,5%. Em seguida, está a fabricação de máquinas e equipamentos (9,3%) e a fabricação de produtos de metal (8,9%).

O único setor que fechou o semestre com recuo foi o têxtil, com -2,8%. "As atividades industriais do Estado tiveram um desempenho bem positivo, que influenciaram no crescimento. A queda do têxtil já era esperada por causa do inverno, que não foi tão rigoroso nesses primeiros meses", disse a economista da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Edilene Cavalcanti dos Anjos.

Com o aumento de 4,7%, o Estado ficou bem acima do desempenho nacional. No período, segundo o IBGE, a indústria nacional acumulou queda de 1,6%. "A indústria de Santa Catarina foi beneficiada por não ser tão dependente do extrativismo. O Brasil está registrando desempenho negativo principalmente pela indústria extrativa. Em função do caso de Brumadinho, o setor foi o mais impactado, e está puxando a média brasileira para baixo", disse Edilene.

Segundo ela, outros fatores também contribuem para o avanço do setor. Um deles é o cenário positivo no mercado internacional que, com câmbio favorável, tem impulsionado as exportações do Estado. Outro ponto, é a diversificação da produção e a alta intenção de investir do empresário catarinense, diz.

"O cenário é positivo. Então a expectativa para os próximos meses, com a Reforma da Previdência, favorecem os indicadores de Santa Catarina e a expectativa é de que a gente feche o ano em crescimento", afirmou. 

RCN

Anterior

Fuga de dois detentos do Presídio Regional de Rio do Sul, nesta madrugada (16)

Próximo

Polícia inicia investigação de duplo homicídio seguido de suicídio em Ibirama

Deixe seu comentário