logo RCN
Coronavírus

Prefeitura de Canoinhas confirma 3 casos de Covid-19 no município

  • - Por: Jornal Correio do Norte

Pacientes são homens entre 40 e 50 anos de idade que vieram de outros estados

Resultados de três exames recebidos nesta terça-feira, 5, pela Secretaria de Saúde de Canoinhas confirmaram os primeiros casos de Covid-19 no município. São três homens de 40, 44 e 47 anos que retornaram de viagem há alguns dias.

De acordo com a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, os três estão em quarentena e agora com o resultado positivo para o novo coronavírus, vão permanecer em isolamento social domiciliar. "O estado de saúde é estável e não necessitam de internamento hospitalar", esclarece.

Os três foram infectados com a doença fora de Canoinhas em áreas endêmicas do País. "Com estes exames temos a confirmação da presença do vírus, mas ainda não temos a chamada transmissão comunitária. Estamos trabalhando para adiar esta transmissão comunitária, que é quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora", garante Kátia.

Os três pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.

Durante transmissão ao vivo pelo Facebook que anunciou os casos na tarde desta terça-feira, dia 5, prefeito Beto Passos lembrou sobre todas as ações de restrição e as medidas tomadas para frear o avanço da Covid-19 no município: "há 47 dias estamos atendendo na Central de Referência e prestando informações na Central telefônica. Articulamos a criação da Ala Covid-19 no Hospital Santa Cruz, estamos custeando os serviços médicos desta ala e rateando outras despesas, montamos as barreiras sanitárias e temos os promotores de saúde orientando as pessoas nas ruas", lembra. Nesta semana começam as ser distribuídas as máscaras à população.

Prefeito fez apelo para que as pessoas permaneçam em casa. E saiam apenas em caso de necessidade. "Se forem sair, usem máscara da maneira correta. Lavem as mãos e tomem todas as medidas de higiene necessárias para preservar a saúde de todos nós".

As máscaras serão distribuídas nas barreiras sanitárias, nas unidades básicas de saúde e Cras mediante apresentação de CPF e, se possível, Cartão SUS.

Vice-prefeito Renato Pike também participou da coletiva: "o momento é de atenção redobrada com a saúde. Cuidem-se", apelou.

Primeiro caso

O primeiro caso da região foi confirmado na semana passada: um rapaz de 29 anos que veio do Rio Grande do Norte para trabalhar na construção civil em Três Barras. Como o jovem vive em Canoinhas, a Secretaria de Saúde do Município chegou a divulgar o fato e informar a população. Mas a Secretaria de Estado de Santa Catarina oficializou o caso para Três Barras. Sendo assim, os dois casos primeiros casos oficiais de Canoinhas são estes noticiados na tarde desta terça-feira, dia 5.

Anterior

Dionei Tonet cotado para assumir o comando da PM de SC

Próximo

Homem comete furto, se esconde em matagal e acaba preso em Canoinhas

Deixe seu comentário