logo RCN
Segurança

Polícia lança ‘Portal Foragidos’ com informações de criminosos condenados em SC

  • Foto: Polícia Civil de Santa Catarina. -

Nesta terça-feira (14), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capturas (DCAP) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), irá lançar o Portal Foragidos. Através dessa ferramenta, será possível acessar informações sobre pessoas condenadas pelo Poder Judiciário que se encontram foragidas. Segundo o titular da DECAP, delegado Allan Antunes Marinho Leandro, o portal é uma importante ferramenta para o cidadão colaborar com a polícia e a Justiça.

"O cidadão poderá fornecer informações sobre o paradeiro, veículos e pessoas com quem o foragido possa estar se relacionando, a fim de auxiliar na localização desses criminosos, muitos dos quais estão há anos em fuga", explicou o delegado.

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, destaca que essa é mais uma inovação da PCSC, atendendo à determinação do governador Jorginho Mello de intensificar ações em todos os setores, especialmente na segurança pública e na Polícia Civil de Santa Catarina. "Estamos empenhados em entregar serviços de maior qualidade ao cidadão catarinense e em fortalecer a efetividade no combate ao crime", ressaltou. "O governador espera uma atuação rigorosa contra a criminalidade."

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da PCSC, em colaboração com a Delegacia de Capturas (DECAP/DEIC), o Portal Foragidos não gerou custos adicionais para o estado. "Isso evidencia mais uma vez a qualidade dos nossos policiais", afirmou Ulisses.

Ulisses Gabriel enfatizou o aumento da produtividade da Polícia Civil. As estatísticas da Diretoria de Inteligência da PCSC indicaram mais de 6,5 mil mandados de busca e apreensão, representando um aumento de 57,05% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As prisões atingiram 4,8 mil pessoas, ultrapassando em 61,21% os números do ano anterior. "A Polícia Civil tem ampliado consideravelmente sua produtividade, com o apoio das demais forças de segurança, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e investindo, especialmente, em áreas tecnológicas", destacou.

Dentre as inovações implementadas neste ano na PCSC, Ulisses Gabriel ressaltou a criação do Sistema Único de Denúncias (SUD), que visa centralizar todas as denúncias em um único local. "Aceitamos denúncias anônimas, recebidas pela internet, WhatsApp ou pelo 181. Isso nos proporciona um único banco de dados para as denúncias. O SUD utiliza Inteligência Artificial para converter áudios e ligações em texto, o que agiliza o encaminhamento das denúncias para o local correto." O delegado Ulisses enfatizou também as melhorias no sistema da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPP).

Para os animais de estimação, a PCSC lançou o SOS Pet, um espaço onde a população pode relatar o desaparecimento de um animal de estimação ou tentar localizar o tutor caso encontre um animal perdido. Outra novidade foi a instalação da Divisão de Proteção Animal (DPA), uma delegacia que atua no combate aos maus-tratos a animais, localizada na Grande Florianópolis.

Qualquer cidadão que ofereça informações terá sua identidade mantida em sigilo e poderá fazer a denúncia pelo telefone 181 ou através do Portal Foragidos. O link para o Portal Foragidos estará disponível no site da PCSC a partir desta terça-feira (14).

Anterior

Polícia Civil lança portal com imagens dos criminosos condenados mais procurados de SC

Próximo

Regiões de SC podem registrar até 300 mm de chuva nesta semana

Deixe seu comentário