logo RCN
Chuvas

Crianças são resgatadas de barco em escola de SC

  • Crianças sendo resgatadas de bote pelo Corpo de Bombeiros - Foto: Maicon Marinho/Portal SCC10 -

​Criciúma registrou 81 milímetros de chuva durante esta segunda-feira, dia 16, o  que estava previsto para três dias, afirma o meteorologista Ronaldo Coutinho. De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, em uma hora foi aproximadamente 50mm. Com o volume de água em pouco tempo, foram registrados diversos pontos com alagamentos. “A chuva foi acima de qualquer sistema de drenagem que temos em nossa região, por isso a quantidade de alagamentos em Criciúma, Içara e outras cidades. Foi repentino em pouco espaço do tempo”, disse Silveira. 
O Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado em pelo menos cinco ocorrências relacionadas às chuvas. Os chamados foram para resgatar pessoas ilhadas dentro de casa nos bairros São Luiz, Pinheirinho, Mineira Velha e Mina União, quando uma família foi removida do interior da residência. No local estavam três mulheres, sendo a mãe e duas filhas. Ninguém ficou ferido.

Os Bombeiros também  atenderam pessoas ilhadas em um ônibus ilhado na rua São Francisco do Sul, no bairro Vila Floresta II. Dois homens estavam no interior do coletivo e aguardavam o guincho para retirada do mesmo. Foi dispensado o atendimento dos militares.

De acordo com o gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Adriano Batista da Silva, foram registrados alguns transtornos no trânsito no período em que ocorreu um volume maior de chuva, mas já está normalizando. “O trânsito em Criciúma está com o tráfego quase na sua normalidade. Alguns pontos mais críticos, por exemplo na Gonçalves Ledo, que é a rua da Esucri, aonde está interditada pois ali demora a vazão da água. Deu um problema em uma boca de lobo, um pouco de erosão, então a rua está interditada somente aquele ponto. Na região central e os outros pontos na avenida como no Binário e Universitários, estão liberados. Tivemos alguns pontos também com problema em locais com depressão na via onde é muito baixo ali no bairro Santa Augusta, próximo ao Terminal do Pinheirinho, onde a gente acompanhou”, explica.

O gerente ainda ressalva que, após aproximadamente uma hora que iniciou a chuva, a água conseguiu fazer a vazão, liberando a pista. A DTT segue monitorando todo o trânsito da cidade com os agentes de fiscalização nas ruas e, qualquer ocorrência pode ser acionado a Diretoria pelo 118, 199 Defesa Civil e 193 Corpo de Bombeiro. “Caso ocorra algum advento, as pessoas ligarem para o número de emergência e nós iremos no local prontamente fazer a avaliação”, frisa o gerente.

A Defesa Civil também recebeu diversos chamados para atendimento de ocorrências. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma pessoa atravessando uma rua alagada no bairro Boa Vista com água na altura do peito.

Em Içara, também houve registro de algumas ocorrências. “Tivemos problemas com alguns açudes que extravasaram no bairro Nossa Senhora de Fátima. Em um deles, houve a queda de um muro, mas não houve nenhum prejuízo à vida. Mas a situação é complicada porque nos últimos 10 dias, choveu 300mm em Içara. Isso é quase três vezes o que era esperado para o mês”, relatou Vitor Dutra, coordenador da Defesa Civil em Içara à Rádio Eldorado.


De acordo com o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes, a água invadiu a Escola Linus João Rech, no bairro Paraíso, onde foram retirados com um barco do Corpo de Bombeiros 28 alunos e os professores que estavam na unidade. “O bairro Paraíso foi o mais afetado. O Corpo de Bombeiros esteve no local e retiramos as pessoas por questão de segurança”, disse o diretor em entrevista à Rádio Eldorado.




Anterior

Mais de 26 mil pessoas estão desabrigadas em SC e Taió decreta calamidade pública por conta das chuvas

Próximo

Santa Catarina tem quatro mortes confirmadas devido às chuvas

Deixe seu comentário