Bombeiros Voluntários de Vítor Meireles pedem ajuda para combater incêndio de grandes proporções |
A dica é: economize água!
O catarinense precisa voltar ter mais atenção com o assunto estiagem. Passamos vários meses entre o ano passado e o primeiro semestre desse ano falando sobre pouca chuva, sobre seca. No meio do ano, felizmente a chuva retornou. Porém, a escasses de setembro para cá volta a chamar atenção. E diria mais que isso: volta a trazer preocupação.
Claro que ainda temos a segunda metade do mês, mas até agora os volumes ocorridos na primeira quinzena estão muito abaixo desse padrão na maior parte das regiões.
CONSEQUÊNCIAS
A consequência vem no nível de água dos rios. No mapa acima temos, segundo a Hidrologia da Epagri, as cidades que estão com baixo volume de água nos seus rios. Vejam que é espalhado pelo Estado apesar do Oeste e Meio Oeste concentrar a maior parte destas cidades. Com isso, começa aos poucos faltar água para as áreas rurais.
PREVISÃO DA SEGUNDA QUINZENA
Nestes próximos dias a situação não é muito favorável para mudanças neste quadro. Pelo contrário, há condições de aumentar o número de rios com nível baixo. Teremos neste começo de quinzena alguma chuva, mas no geral fraca e mal distribuída, ou seja, para poucas áreas.
A expectativa que nos últimos dias de outubro possamos ter chuva melhor distribuída e com volumes maiores, mas isso precisamos acompanhar melhor nos próximos dias para ver se irá se confirmar.
A dica é: economize água!
Deixe seu comentário