Bombeiros controlam incêndio em estufa de fumo em Ituporanga |
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf SC) publicou nesta sexta-feira (29) uma nota de repúdio contra a decisão da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, que propõe o fechamento das Casas Familiares Rurais (CFRs). A entidade defende que as CFRs desempenham um papel essencial na educação e no fortalecimento da agricultura familiar, ao unir formação acadêmica com práticas agrícolas por meio da pedagogia da alternância.
A Fetraf SC alerta que a medida pode trazer impactos graves, como a desvalorização da educação no campo, o êxodo rural, prejuízos à segurança alimentar e o enfraquecimento da agricultura familiar, setor fundamental para a economia e o abastecimento do estado. Para a federação, as CFRs são pilares do desenvolvimento rural e sustentam a permanência de jovens nas áreas agrícolas, promovendo um futuro mais sustentável para Santa Catarina.
A organização exige que o Governo do Estado reveja a decisão e mantenha as Casas Familiares Rurais em funcionamento. “A educação no campo é vital para o progresso das comunidades rurais e do estado como um todo. Fechar essas escolas é um retrocesso inaceitável”, destaca a nota. A Fetraf SC também convocou agricultores e a sociedade civil para se mobilizarem em defesa das CFRs.
Fonte: JATV
Deixe seu comentário