
Saúde Mental
Foto: Leo Munhoz / Arquivo / NSC -
Santa Catarina foi o quinto Estado que menos registrou desmatamento no país em 2023. O dado é do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, divulgado nesta terça-feira (28) pelo projeto MapBiomas, organizado pelo Observatório do Clima.
O Estado passou do sexto para o quinto lugar entre unidades da federação com menor participação no total de área desmatada no país no último ano.
À frente de Santa Catarina estão apenas Rio de Janeiro (1º), São Paulo (2º), Espírito Santo (3º) e Distrito Federal (4º). Todos respondem por menos de 0,1% do total de área devastada no Brasil no último ano.
Na comparação com 2022, Santa Catarina teve queda de 68,4% no total de área alvo de desmatamento. Foi a quinta maior redução, atrás apenas de Paraná (70,7%), Rondônia (70,1%), Acre (69%) e Rio de Janeiro (68,6%).
Na ponta de cima do ranking, o Maranhão saiu do quinto para o primeiro lugar da lista como o Estado que mais desmatou no ano passado, sendo responsável por 18% do total de área devastada no Brasil no último ano.
Cerrado é o bioma mais desmatado
Um dos destaques do levantamento do último ano foi o fato de que pela primeira vez o Cerrado ultrapassou a Amazônia como o bioma que mais sofreu desmatamento no país. A região mais crítica se concentra nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (chamada de Matopiba).
Em todo o país, o levantamento do MapBiomas mostra que o Brasil teve redução de 11,6% na área desmatada – o que segundo o estudo pode indicar um ponto de inflexão para o país neste processo. Juntos, Amazônia e Cerrado respondem por mais de 85% da área desmatada no país.
Nos últimos anos, o Brasil perdeu 8,5 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro.
Confira o ranking:
1 – Maranhão: 18,1%
2 – Bahia: 15,9%
3 – Tocantins: 12,6%
4 – Pará: 10,1%
5 – Mato Grosso: 8,8%
6 – Piauí: 7,4%
7 – Amazonas: 4,8%
8 – Mato Grosso do Sul: 4,5%
9 – Minas Gerais: 4,1%
10 – Goiás: 3,8%
11 – Rondonia: 2,3%
12 – Ceará: 1,8%
13 – Acre: 1,6%
14 – Roraima: 1,2%
15 – Pernambuco: 0,9%
16 – Paraíba: 0,7%
17 – Rio Grande do Norte: 0,5%
18 – Alagoas: 0,3%
19 – Sergipe: 0,3%
20 – Rio Grande do Sul: 0,1%
21 – Amapá: 0,1%
22 – Paraná: 0,1%
23 – Santa Catarina: <0,1%
24 – Distrito Federal: <0,1%
25 – Espírito Santo: <0,1%
26 – São Paulo: <0,1%
27 – Rio de Janeiro: <0,1%
Fonte: Jean Laurindo / Diário Catarinense / NSC Total
ÚLTIMAS
Saúde Mental
Saúde
Acidente
Professores de SC
Peixe alienígena
Alto Vale do Itajaí
Alto Vale do Itajaí
Indaial
Ligação Alto Vale e Planalto Norte
Educação
Tempo
Deixe seu comentário