Santa Catarina enfrenta desafios no setor de infraestrutura rodoviária, com 69% das suas estradas apresentando condições insatisfatórias, conforme dados da Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) de Rodovias 2024, divulgados nesta terça-feira (19). A pesquisa, que avaliou 3.510 quilômetros de rodovias no estado, aponta que uma parcela significativa da malha viária de Santa Catarina está em situação regular, ruim ou péssima.

Embora tenha sido registrada uma pequena melhora em comparação ao ano anterior, o cenário ainda preocupa motoristas e autoridades. Apenas 31% das estradas catarinenses foram classificadas como boas ou ótimas. O estudo incluiu rodovias estaduais e federais e comparou o estado com o restante do Brasil, cujas condições das estradas também são motivo de preocupação, já que o estado representa 3,1% do total de 112.000 km avaliados no país.

Os principais critérios de avaliação foram pavimento, sinalização e geometria das vias. No que diz respeito ao pavimento, a situação piorou em relação a 2023, com 61% das rodovias em condições inadequadas, um aumento em relação aos 59,7% do ano passado. A sinalização também registrou queda, passando de 69,8% para 65,1% em 2024, refletindo uma redução na qualidade da comunicação visual nas estradas. Por outro lado, a geometria das vias, que avalia o traçado e a disposição das rodovias, apresentou leve melhora, subindo de 69,3% para 73,2%. Essa evolução sugere que, apesar dos problemas persistentes nas condições gerais das estradas, houve avanços no desenho das vias, o que pode melhorar a segurança no trânsito.

A pesquisa também destacou rodovias específicas que enfrentam situações graves. A SC-350, que liga Água Doce a Santa Cecília, foi classificada como péssima devido a problemas de pavimentação e sinalização, representando um risco para a segurança de quem trafega pela região. Em contrapartida, as rodovias administradas por empresas privadas, chamadas de rodovias concedidas, apresentaram melhores condições. A BR-101, entre Garuba e Passo de Torres, e a BR-116, no trecho entre Mafra e Capão Alto, foram as mais bem avaliadas, com boas condições de pavimento e sinalização.

Apesar dos avanços registrados em alguns pontos, a Pesquisa CNT aponta a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura para melhorar as condições de segurança e eficiência do transporte em Santa Catarina. O estudo destaca que, embora tenha ocorrido uma leve melhora em comparação ao ano anterior, os desafios continuam a ser significativos para o estado.

Via Misturebas