

Vídeo
Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom -
A economia de Santa Catarina cresceu 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, o maior percentual entre estados do Sul e do Sudeste e bem acima da média nacional de 3,8%. O desempenho positivo foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira (22), por meio do índice de atividade econômica (IBCR), ou seja, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados.
A alta na atividade econômica de Santa Catarina de 5,6% considera o avanço de setores como a indústria, comércio e serviços. Além disso, o avanço da economia catarinense tem se refletido na geração de empregos, alcançando a menor taxa de desocupação em 10 anos e oferta de novas oportunidades em diversas regiões do estado.
O governador Jorginho Mello destacou a diversidade da economia catarinense como um dos motores para atingir este resultado. “Santa Catarina está com a economia aquecida, num momento muito positivo. A nossa indústria, por exemplo, cresce acima de 7% e isso incentiva os demais setores, impulsionando as exportações, o mercado de transportes e o comércio. O nosso turismo, a inovação e o agro catarinense também seguem competitivos e colocam Santa Catarina em destaque nacional e internacional”, afirmou.
Maior crescimento entre estados do Sul e Sudeste
Conforme dados do Banco Central, o crescimento de 5,6% de Santa Catarina entre janeiro e novembro de 2024 é o maior entre os estados do Sul e do Sudeste. Os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo, cresceram 4,3% e 2,7%, respectivamente. Os estados do Sudeste também apresentaram percentuais positivos. São Paulo (4%) ficou à frente da média nacional de 3,8%. Já Espírito Santo (3,3%), Minas Gerais (3%) e Rio de Janeiro (2,3%) tiveram elevações mais tímidas.
“O governo do estado tem dado prioridade a programas e iniciativas que gerem emprego e renda para o cidadão catarinense porque o trabalho é o melhor programa social que existe. Além disso, o número de empresas abertas bateu recorde, mostrando que o empreendedorismo também está forte, principalmente nas micro e pequenas empresas. Santa Catarina se destaca entre os estados do Sul e Sudeste e isso é um orgulho para nós catarinenses”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
O Banco Central divulga balanço de atividade econômica de apenas 13 estados, aqueles com maior participação na economia nacional. Assim, o indicador serve como uma prévia do PIB analisando dados que serão consolidados nos próximos meses.
Região Sul é a segunda que mais cresce no país
Na comparação entre as regiões do Brasil, o Sul é a segunda que mais cresceu entre janeiro e novembro de 2024. O ranking é liderado pela região Norte, e o Centro-Oeste teve o menor avanço.
Ranking de regiões:
1º – Norte: 4,8%
2º – Sul: 4,1%
3º – Nordeste: 4%
4º – Sudeste: 3,4%
5º – Centro-Oeste: 2,6%
Média Nacional: 3,8%
Fonte: Murici Balbinot / Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
ÚLTIMAS
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Rio do Campo
Pouso Redondo
Deixe seu comentário